Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

20 de agosto de 2012

Como fazer a gestão por indicadores

Uma ótima maneira de tomar decisões é analisar os indicadores que medem o desempenho da empresa, o que pode ser feito por meio de planilhas ou software. Para fazer isso, é mais importante ter vontade e determinação do que a ferramenta perfeita para a operação. 

Os indicadores minimizam os erros, com esses dados, é possível enxergar o que vai acontecer com a empresa daqui a seis meses, o que é essencial para o planejamento do negócio. Veja algumas dicas para implementar uma gestão por indicadores. 

Defina os pilares
Primeiro, é preciso descobrir quais são os números estratégicos do negócio. O que move a sua empresa? Pode ser custo, velocidade de atendimento, expansão territorial, possibilidade de fazer tudo pela internet ou outros fatores, dependendo da empresa e da estratégia. É preciso saber o que é mais importante e medir esses números.

Crie indicadores
Depois de identificar as prioridades, crie alguns (seis ou sete) indicadores. É importante não detalhar muito no início, para não se perder. Algumas possibilidades são: vendas, quantidade de clientes ativos, inadimplência, volume de caixa e giro de funcionários (turn over). Defina também as métricas, ou seja, como eles vão ser medidos: em horas, em reais, em porcentagem, em quantidade, etc. Importante também definir quem vai fazer esse controle – você ou um funcionário da equipe, que terá de ser treinado para essa tarefa. 

Afaste-se do operacional
Um ponto crucial para a implementação de indicadores é deixar – aos poucos – o operacional da empresa. Trata-se de uma passagem gradativa, mas é preciso haver uma mudança de comportamento para poder focar a gestão do negócio e conseguir estar mais atento aos indicadores. Quando se percebe que determinado departamento está indo bem, pode-se dar um passo a frente e assim progredir de forma sustentável. 

Acompanhe regularmente
Criados os indicadores, é preciso acompanhá-los. Uma boa forma de fazer isso é separar um espaço na agenda exclusivamente para essa análise: as manhãs ou as primeiras horas de segunda-feira ficam bloqueadas para isso, por exemplo. 

Assim, você se força a absorver esse hábito. Vai chegar um momento em que você não conseguirá viver mais sem eles.

Fonte:Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Veja também: 

Como utilizar indicadores de metas

Analisando o que passou e definindo as novas metas