Traga soluções para sua gerência
No ambiente de trabalho de hoje, se você quiser se destacar como um funcionário valorizado, não traga problemas para o seu gerente - traga soluções. Por quê? Porque há muitos problemas para os gestores resolverem sozinhos, é por isso que você foi contratado. Portanto, não seja parte do problema. Torne-se um funcionário da geração-solução e você vai aumentar seu valor para o gerente e para a empresa.
Jim Rohn, um autor americano, disse certa vez: "Para resolver qualquer problema, existem três perguntas a perguntar-se: em primeiro lugar, o que eu poderia fazer? Em segundo lugar, o que eu poderia ler? E em terceiro lugar, como eu poderia pedir? "Estas são excelentes questões a se considerar, mas para problemas mais complexos, eu gosto de seguir o que é conhecido como o modelo de tomada de decisão racional.
O modelo de tomada de decisão racional tem sido usado por inúmeros anos na comunidade científica e no estudo do comportamento organizacional. É o processo que eu usei toda a minha carreira, pois segue uma abordagem passo-a-passo muito lógica, o que torna mais fácil de explicar como eu cheguei a tal conclusão.
Etapas para solucionar problemas:
1. Identifique o problema
Aqui é onde você explica a situação problema. Continue a perguntar "por quê?" Para mergulhar mais profundo na raiz do problema.
2. Determine os critérios de solução
Defina as metas e objetivos que a solução deve satisfazer. Isso pode incluir ficar dentro de um determinado nível de custo ou tempo.
3. Gere possíveis soluções.
Brainstorm todas as soluções possíveis. Dependendo da complexidade do problema, pode ser importante incluir especialistas no assunto para lhe ajudar.
4. Analise cada possível solução
Analise cada solução potencial contra os critérios (objetivos e metas). Qual a solução que faz mais sentido com base em suas limitações, tais como orçamento, recursos humanos e tempo? Eu crio uma tabela que relaciona solução e critérios com comentários breves para avaliar todos os aspectos.
5. Escolha a melhor solução
Com base na sua avaliação, escolha a melhor solução e porque faz mais sentido.
6. Determine um plano de implementação
Determine como a solução recomendada poderia ser implementada e monitorada para o sucesso. Este é o "quem, quando, onde e como". Se possível, inclua estimativas de custos e tempo.
7. Documente a informação
Incluir as informações dos passos de um a seis em um documento de uma página (não mais de duas páginas!). Manter o documento pequeno irá forçar você a pensar cuidadosamente na situação e ir direto ao ponto.
8. Apresente ao seu chefe
A maioria dos gerentes tem pouco tempo disponível, então coloque suas informações em um documento conciso para facilitar a discussão de suas idéias.
Passar por este processo nem sempre é fácil, mas seguindo esse modelo, o processo se tornará enraizado em seu cérebro e, com o tempo, você vai ser capaz de pensar por estas etapas de forma rápida e fácil.
Da próxima vez, não traga problemas, use o modelo de tomada de decisão racional e traga a solução em seu lugar. Depois é só assistir um novo reconhecimento profissional.
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Fonte: FORBES
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