Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

4 de março de 2013

Vale a pena investir em aplicativos móveis?


A mobilidade tem atraído os olhares de empreendedores de todos os tipos, mas será que todo empreendimento precisa mesmo investir em aplicativos para celular? 

Antes de considerar a produção de um app, o empreendedor deve ter em mente onde a empresa está e onde ela estará em um período médio de cinco anos. Conhecer a situação atual da empresa permite descobrir quais os melhores caminhos para investir sem grandes sobressaltos.

Veja quais são as principais questões antes de investir em aplicativos móveis:

1. Conhecer o público-alvo
Conhecer quem são e quem podem ser seus clientes faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Neste caso, será que o seu consumidor acessa conteúdos diversos no celular? Será que é válido ter um aplicativo apenas para entrar na onda da mobilidade?

2. Tempo e dinheiro
Investir em desenvolvimento de aplicativos tem um custo extra que pode não estar no planejamento financeiro da sua empresa. É preciso ter certeza que o valor investido não fará falta no seu caixa. Além disso, aplicativos demandam tempo e energia. Ao contrário de um website, um aplicativo exige conteúdo novo frequentemente. Se não há essa mão de obra, investimento e tempo, é melhor repensar no seu objetivo final com o aplicativo.

3. Ter outras formas de divulgação
Toda empresa precisa de pelo menos duas frentes de divulgação. Pode ser uma online e uma offline, como um site, panfletos ou uma página no Facebook , além dos tradicionais cartões de visita. Mas, ao focar no digital, é preciso refinar ainda mais os objetivos da sua empresa. Será que ao invés de um aplicativo não seria melhor criar um site responsivo (sites que adaptam o layout em qualquer dispositivo móvel, seja um PC, tablet ou celular)? Será que o aplicativo vai preencher uma lacuna de um site mal feito ou será que ele terá uma outra função para a sua empresa?

4. Como você vai ganhar dinheiro?
Aplicativos podem ajudar a aumentar o lucro da empresa direta ou indiretamente. Por isso, é preciso verificar antes qual a melhor forma de lucrar com o app. O aplicativo será gratuito ou pago? O objetivo será vender diretamente o produto ou irá divulgar informações relevantes referentes à sua empresa?

Ao analisar todos estes pontos, o empreendedor poderá decidir se vale a pena ou não investir em apps. Prepare o futuro da sua empresa com bom planejamento e analise se as novas tendências de mercado realmente se aplicam na sua organização.