A mobilidade tem atraído os olhares de empreendedores de todos os tipos, mas será que todo empreendimento precisa mesmo investir em aplicativos para celular?
Antes de considerar a produção de um app,
o empreendedor deve ter em mente onde a empresa está e onde ela estará
em um período médio de cinco anos. Conhecer a situação atual da empresa
permite descobrir quais os melhores caminhos para investir sem grandes
sobressaltos.
Veja quais são as principais questões antes de investir em aplicativos móveis:
1. Conhecer o público-alvo
Conhecer quem são e quem podem ser seus
clientes faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma
empresa. Neste caso, será que o seu consumidor acessa conteúdos diversos
no celular? Será que é válido ter um aplicativo apenas para entrar na
onda da mobilidade?
2. Tempo e dinheiro
Investir em desenvolvimento de aplicativos tem
um custo extra que pode não estar no planejamento financeiro da sua
empresa. É preciso ter certeza que o valor investido não fará falta no
seu caixa. Além disso, aplicativos demandam tempo e energia. Ao
contrário de um website, um aplicativo exige conteúdo novo
frequentemente. Se não há essa mão de obra, investimento e tempo, é
melhor repensar no seu objetivo final com o aplicativo.
3. Ter outras formas de divulgação
Toda empresa precisa de pelo menos duas
frentes de divulgação. Pode ser uma online e uma offline, como um site,
panfletos ou uma página no Facebook , além dos tradicionais cartões de
visita. Mas, ao focar no digital, é preciso refinar ainda mais os
objetivos da sua empresa. Será que ao invés de um aplicativo não seria
melhor criar um site responsivo (sites que adaptam o layout em qualquer
dispositivo móvel, seja um PC, tablet ou celular)? Será que o aplicativo
vai preencher uma lacuna de um site mal feito ou será que ele terá uma
outra função para a sua empresa?
4. Como você vai ganhar dinheiro?
Aplicativos podem ajudar a aumentar o
lucro da empresa direta ou indiretamente. Por isso, é preciso verificar
antes qual a melhor forma de lucrar com o app. O aplicativo será
gratuito ou pago? O objetivo será vender diretamente o produto ou irá divulgar informações relevantes referentes à sua empresa?
Ao analisar todos estes pontos, o empreendedor
poderá decidir se vale a pena ou não investir em apps. Prepare o futuro
da sua empresa com bom planejamento e analise se as novas tendências de
mercado realmente se aplicam na sua organização.
0 comentários:
Postar um comentário