Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

6 de junho de 2012

6 dicas para melhorar a mobilidade do site



Hoje em dia, as pessoas usam a internet e acessam sites de forma bem diferente. O número de pessoas que fazem isso por meio de dispositivos móveis, por exemplo, é crescente. No final de 2011 o Google divulgou que esse número já ultrapassa
1 bilhão. Isso significa que você precisa modificar seu site para torná-lo mais cativante para os visitantes. É preciso que ele se torne uma ferramenta de marketing mais eficiente. 

O consultor Adam Moore, reuniu seis dicas para você reformular sua página na internet. Confira: 

1. Adapte sua página para dispositivos móveis 
Seu site precisa se adaptar aos formatos móveis, principalmente de smartphones e tablets. Uma das alternativas é criar uma versão específica para esses aparelhos ou simplesmente refazer o design da página, tornando-a mais amigável para esses dispositivos. Tenha cuidado com o seu conteúdo, principalmente as imagens, elas não podem ser muito pesadas para não demorarem no carregamento, e o mais importante, alguns Smartphones e Tables não conseguem visualizar conteúdo desenvolvido em Flash!

2. Atualize seu site com conteúdo de qualidade 
Foi-se o tempo dos sites estáticos. Hoje em dia toda empresa precisa atualizar sua página com conteúdo novo e de qualidade para que o visitante continue voltando. Sem dizer que o conteúdo é o responsável por torná-lo "relevante" para os mecanismos de busca como o Google. Adote uma plataforma de fácil manuseio para que você possa inserir conteúdo sem precisar da ajuda de um técnico. 

3. Integre seu site com as mídias sociais 
Essa não precisava nem falar, não é? O poder de propagação das mídias sociais ajudará muito na sua presença no universo online, além de ser um ótimo canal para atendimento ao consumidor. Mas tenha muito cuidado, é melhor não ter do que ter um canal mal feito, pois isso pode trazer o efeito contrário, prejudicando a imagem da sua empresa. Imagine você hoje, acessando o Facebook ou Twitter de uma empresa e percebe que a última postagem foi feita em 2008! Com certeza essa empresa ficará com a imagem de parada no tempo, obsoleta, ou que não se preocupa com seus consumidores.

4. Remova funcionalidades que atrapalham 
Elimine qualquer coisa que possa dificultar a navegação de um visitante. Se você é um restaurante, não coloque um menu em PDF, o que só dará mais trabalho para o usuário. Tire qualquer função que precise iniciar um aplicativo, isso é terrível para quem acessa o site por um celular.

5. Atenha-se à simplicidade
Faça um layout que facilite a navegação do seu usuário. Ele está ali procurando por algo, então torne a navegação intuitiva. Trabalhe com o web designer para tornar a página o mais limpa possível. 

6. Fique no comando
Se você for trabalhar com profissionais terceirizados, lembre-se de criar uma estrutura que você possa controlar no caso de vocês se separarem. Se o conteúdo é terceirizado, tenha certeza de que você tem direitos sobre ele, caso o relacionamento se desfaça.

Fonte: Inc.com / Pequenas Empresas & Grandes Negócios