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5 de março de 2013

Escreva emails que as pessoas não vão querer ignorar



Seus clientes e colegas não têm tempo para se dedicar plenamente a cada e-mail que recebem. Alguns recebem centenas de mensagens por dia. Por isso,eles dão prioridade para os que podem ser resolvidos com maior rapidez. O resto pode nunca
ser respondido, ou mesmo lido.

Então como você pode ganhar atenção? Experimente estas dicas:

1. Mantenha a capitalização e pontuação padrão
 Convenções da boa escrita podem parecer uma perda de tempo para o e-mail, especialmente quando você está trocando mensagens em um dispositivo portátil, mas é uma questão de fazer as coisas direito. Mesmo se as pessoas de seu grupo não pontuarem em suas mensagens, destaca-se quem o faz. Emails apressados que violem as normas básicas da escrita mostram indiferença. E o estilo abreviado pode ser bem confuso. Demora menos tempo para escrever uma mensagem clara do que para explicar o que você quis dizer.

2.  Vá direto ao ponto (educadamente, é claro)
Seja direto quando fizer uma solicitação. Não enrole até o primeiro destinatário - embora um breve elogio possa ajudar (‘ótima entrevista’, ‘obrigado por enviar aquele arquivo’, ‘posso pedir um favor? ’). Soletrar prazos e outros detalhes o destinatário terá de fazer o trabalho certo e na hora certa.

3 Seja breve - mas não muito breve
Emails muito longos são cansativos e consomem muita energia. Quanto mais você tiver que rolar a página, menos receptiva vai ser a sua mensagem.  Assim, mais do que compor uma única tela de leitura, concentre o seu conteúdo.

Mas, como você está cortando a gordura de sua mensagem, manter a carne intacta. Ao dar uma atualização do projeto, por exemplo, forneça informações suficientes para orientar seus leitores. Considere a sua mensagem da perspectiva do leitor. Eles não estão imersos em seu projeto como você, e eles provavelmente têm muitas outras coisas para fazer.

4. Trace o que aconteceu, e quando
Quando uma séria disputa surge na empresa, os advogados normalmente pedem aos seus clientes para produzir uma "cronologia de eventos relevantes", detalhando os incidentes mais importantes que antecederam a disputa. Este documento ajuda todos os envolvidos a pensar com mais clareza sobre como as coisas se desenrolaram. 

Tente fazer uma abordagem semelhante ao escrever seus e-mails, vai ajudar você a organizar seus pensamentos em uma narrativa coerente. Uma história com começo, meio e fim irá manter o interesse dos seus leitores de forma mais eficaz do que os fatos desordenados intercalados com opiniões.

5. Adicione uma linha de assunto curta, mas descritiva
 Antes de apertar "enviar", verifique sua linha de assunto. Se for genérica ou está em branco, sua mensagem será perdida na caixa de entrada do destinatário. Você está pedindo para alguém tomar uma atitude? Destaque na linha de assunto. Faça com que seu pedido seja fácil de encontrar - e cumprir.


6.  Copie pessoas judicialmente
Inclua apenas aqueles que vão perceber imediatamente porque eles estão copiados, não clique automaticamente em "responder a todos". Seu correspondente pode ter sido mais abrangente com o "copiar" da lista, e se você repetir esse erro, você vai continuar a incomodar os destinatários que não deveriam estar lá. E evite ocultar a cópia oculta de destinatário, a menos que você tenha certeza de que é necessário. Isso pode trazer uma má reputação.

FONTE: CEO.COM

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