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24 de novembro de 2011

Nunca é tarde pra se comunicar com clareza

Se comunicar, quem disse que é fácil?


Escrever, falar ou gesticular. Cada método de comunicação tem suas características e formas de serem aplicadas. O ser humano tem uma capacidade diferente de fazer isso comparado
com os animais, contudo, habilidades devem ser aprendidas. 


Imagina você, em sua empresa tendo que coordenar uma equipe, negociar com seus fornecedores ou fidelizar seus clientes sem saber como se comunicar? Não tem jeito, por mais tímido que você seja é fundamental saber se comunicar.


Com base no livro “Aprenda a se comunicar com habilidade e clareza” de Lani Arredondo, que faz parte da Você S/A – Coleção Desenvolvimento Profissional, tem algumas técnicas para ajudar os empreendedores a praticarem a comunicação de uma maneira mais fácil e a favor de seu negócio.


Alguns princípios para a boa comunicação já conhecemos, porém na agitação do cotidiano acabamos esquecendo de nos atentar a eles.  Por isso, vamos direto ao ponto:


Escolha as palavras – Tanto para falar como para escrever se você não se preocupar com as palavras que ira utilizar, terá muitas dificuldades e poderá ser mal compreendido. Então, fale diretamente, seja claro e cortês ao se comunicar.


Domine sua voz – O timbre, o tom e o volume são características da sua voz que devem ser tratados com muito cuidado. É a sua entonação que vai determinar a continuação da conversa. Por isso, adapte sua voz às situações, e a controle independente do seu estado emocional, moderando o tom, o volume e a velocidade.


O que os olhos veem… – fazem a sua marca perpetuar. Isso mesmo, pode parecer implicância, mas a sua aparência, as expressões de seu rosto e gestos revelam o quanto você está envolvido na conversa e seu interesse pelo trabalho ou função, lembre-se: O corpo fala!


Esteja sempre próximo – A comunicação será melhor se você conquistar a credibilidade de sua equipe, a motive, esteja sempre de prontidão e conseguirá se comunicar com clareza e objetividade.


Atenção sempre – Seja por meio do olhar, da audição ou das perguntas, você precisa estar totalmente envolvido na conversa. Então, faça perguntas diretas, olhe para os gestos e olhares do seu interlocutor, pois poderá descobrir muitas coisas, e para finalizar, ouça atentamente o que o outro diz.


Aprenda a instruir – Para isso, é necessário planejar todas as ações e responsáveis mais indicados, depois saiba pedir a tarefa de uma maneira que seu colaborador possa compreender o que você solicita. E por fim, avalie o desempenho de seu funcionário, de um feedback e favorece o desenvolvimento de ambos.


Frequentemente elogie e corrija – Todos precisam saber onde estão errando e onde estão acertando, por isso, não demore muito para avaliar seu colaborador, recomendações devem ser feitas em particular e elogios em grupo para fortalecer e motivar seu time.


Com essa resumida lista, acreditamos que seja possível iniciar seu treinamento em comunicação e aos poucos se relacionar com seus funcionários e automaticamente com seus clientes, fornecedores, superiores, familiares, enfim, todos com quem você se relaciona. Pratique!


Fonte: pensandogrande.com.br