11 frases proibidas de se dizer na empresa
Se você quer ser um líder no ambiente de
trabalho, um ótimo lugar para começar é escolhendo as palavras e
frases que capacitam a você e aos outros. Use uma linguagem cativante, que motiva e inspira, sempre passando uma imagem vocal
que transmita confiança, clareza e credibilidade.
que transmita confiança, clareza e credibilidade.
Darlene Price, autora do livro "Bem dito! Apresentações e
conversas para obter resultados”, dá algumas dicas de comunicação na empresa.
Aqui estão 11 frases que devem ser proibidas no escritório:
1. "Não é justo"
Ela tem um aumento, e você não. Ele foi reconhecido, você não.
"Algumas pessoas têm o que comer, enquanto outros morrem de fome",
diz Price. As injustiças acontecem no trabalho e no mundo todos os dias. Se é
uma questão preocupante no trabalho ou em um sério problema para o planeta, o
ponto é evitar esta frase e ser pró-ativo sobre as questões. "Documente os
fatos, construa um caso, e apresente um argumento inteligente para a pessoa ou
grupo que possa ajudá-lo.”
2. "Isso não é problema meu", "Isso não é o meu
trabalho", ou "Eu não sou pago o suficiente para isso"
Você pediu a ajuda de alguém, e a pessoa respondeu com uma
das frases acima. Como você se sentiria? "Em termos de importância, o que isso
diria sobre ele ou ela?" Diz Price. “Independentemente de quão
inconveniente ou impróprio o pedido pode ser, é importante para
a outra pessoa, ou ela não teria perguntado”. Portanto, como um membro
contribuinte da equipe, uma prioridade é se preocupar com o sucesso dos outros
(ou pelo menos aja como). "Uma atitude despreocupada, individual e
egoísta rapidamente limita progressão na carreira.”
"Isso não significa que você deve sim, mas
significa que você precisa ser articulado e pensativo quando disser não",
acrescenta ela. "Por exemplo, se o seu chefe pede algo, em vez de dizer: Você deve estar brincando comigo. Eu não sou pago o suficiente para isso, você
diz: Estou feliz em ajudar. Dada as minhas tarefas atuais, A, B e C, qual destes
devo colocar em espera enquanto trabalho nesta nova tarefa? Isso transparece
o trabalho em equipe e sua disposição em ajudar, enquanto lembra o seu chefe de
sua carga de trabalho atual e a necessidade de estabelecer expectativas
realistas."
3. "Eu acho que..."
Qual dessas duas declarações soa mais autoritária: Acho que
a nossa empresa pode ser uma boa parceria para você, ou eu acredito, eu sei?
"Há uma pequena diferença no texto, no entanto, a
convicção comunicada a seu cliente é profunda", diz ela. Você pode ter notado
que a primeira frase contém duas palavras fracas, pensar e poder. Eles
correm o risco de fazer você parecer inseguro. Por outro lado, a segunda frase
é assertiva. Para transmitir um comando de conteúdo e paixão por seu
assunto, substitua a palavra pensar por acreditar e poder por vontade.
4. "Eu vou tentar"
"Imagine que você pede a um amigo para enviar suas
declarações fiscais antes das 17h para o correio", diz Price. "Se ele
responde: ’ Ok, eu vou tentar ‘, é provável que você sinta a necessidade de
enviá-los você mesmo." Por quê? Porque essa frase implica a possibilidade
de fracasso.
“Em seu discurso, especialmente como líderes, substitua tentar por algo como vontade. Esta mudança, aparentemente
pequena, fala muito", acrescenta ela.
5. "Ele é um idiota","Ela é preguiçosa", "Eu odeio essa empresa"
Nada afunda uma carreira mais rápido do que um xingamento, diz
Price. "Não só revelam imaturidade, mas é uma linguagem de muita
responsabilidade e pode dar motivos para te atacarem."
Evite fazer declarações indelicadas que inevitavelmente vão
refletir negativamente sobre você. Se você tem uma reclamação sobre
alguém ou algo, comunique a questão com consideração, tato e neutralidade.
6. "Mas nós sempre fizemos isso dessa maneira"
"Líderes sempre dão valor à inovação, pensamento
criativo e habilidades para resolver problemas de seus funcionários", diz
Price. De uma só vez, esta frase revela que você é o oposto: preso no
inflexível, passado, e de mente fechada.
"Em vez disso diga Isso é
uma ideia interessante, Como isso funciona?, Essa é uma abordagem
diferente. Vamos discutir os prós e os contras."
7. "Isso é impossível" ou "Não há nada que eu
possa fazer"
Sério? Tem certeza de que você considerou todas as soluções
possíveis? "Quando você comete o erro de dizer essas frases negativas,
suas palavras transmitem uma perspectiva pessimista, passiva e sem
esperança", diz Price. "Esta abordagem é raramente valorizada no
local de trabalho. Empregadores observam, reconhecem e promovem uma atitude positiva.
Apesar das circunstâncias sombrias, comunique através de suas palavras o que
você pode contribuir para a situação."
Tente algo como: "Vamos discutir o que é
possível, nestas circunstâncias", ou, "Isso é o que eu posso fazer."
8. "Você deveria ter..." ou "Você poderia ter..."
Você provavelmente não seria feliz se alguém dissesse:
"Você poderia ter tentado um pouco mais".
"Estas palavras causam sentimentos de culpa e de dedo apontado", diz Price. “Idealmente, o
local de trabalho promove a colaboração, igualdade e trabalho em equipe”. Em
vez de fazer alguém se sentir culpado (mesmo que sejam), dê uma abordagem mais
produtiva, não julgadora.
Diga: “Da próxima vez, para garantir um planejamento
adequado, por favor, traga isso à minha atenção imediatamente”.
9. "Eu posso estar errado, mas...", "Isto pode
ser uma ideia idiota, mas..."
Estas frases são conhecidas como descontos, Price explica: “Elas
diminuem o impacto do que se segue e reduz a sua credibilidade. "Lembre-se
que suas palavras revelam ao mundo o valor que você coloca em si mesmo e na sua
mensagem. Por esta razão, elimine qualquer frase prefacia que diminui a
importância de quem você é ou a importância do que você contribui.”
Não diga: "Isso pode ser uma ideia idiota, mas eu
estava pensando que talvez possamos realizar a reunião trimestral on-line, está
bem?" Em vez disso, faça valer a sua recomendação: "Para reduzir os
custos de viagem e aumentar a eficiência de tempo, eu recomendo conduzir a
reunião trimestral online”.
10. "Você não acha?", "Ok?"
Estas frases são comumente conhecidas como a busca de
validação pelo uso de palavras excessivamente cautelosa ou não
comprometedora, diz ela. "Se você realmente está buscando aprovação, estas frases
podem ficar mal aplicadas. Seu objetivo é comunicar uma
mensagem confiante e convencer as pessoas a vê-lo à sua maneira, faça suas
declarações com total certeza”.
Imagine um banco de investimento, dizendo: "Esta é uma
boa maneira de investir o seu dinheiro, você não acha? Vou continuar se estiver
tudo bem com você. Em vez disso, você provavelmente gostaria de ouvir algo
como: Esta estratégia é um investimento sábio que oferece benefícios a
longo prazo. Com sua aprovação, eu vou transferir o dinheiro hoje".
11. "Eu não tenho tempo para isso agora", "eu
sou muito ocupado"
"Mesmo que essas afirmações sejam verdadeiras, ninguém
quer se sentir menos importante", diz Price. Para promover relações
positivas e transmitir empatia, diga: “Eu ficaria feliz em discutir isso com
você depois de minhas reuniões matinais. Posso passar no seu escritório em torno
de 1h? “.
Essas são frases comuns que podem ser difíceis de eliminar
completamente do seu cotidiano, mas o truque é ganhar consciência da linguagem
que você está usando. "Como é frequente no caso dos maus hábitos, não
temos consciência do fato de que estamos dizendo frases limitantes", diz
Price.
FONTE: FORBES
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