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19 de fevereiro de 2013

11 frases proibidas de se dizer na empresa



Se você quer ser um líder no ambiente de trabalho, um ótimo lugar para começar é escolhendo as palavras e frases que capacitam a você e aos outros. Use uma linguagem cativante, que motiva e inspira, sempre passando uma imagem vocal
que transmita confiança, clareza e credibilidade.

Darlene Price, autora do livro "Bem dito! Apresentações e conversas para obter resultados”, dá algumas dicas de comunicação na empresa.

Aqui estão 11 frases que devem ser proibidas no escritório:

1. "Não é justo"

Ela tem um aumento, e você não. Ele foi reconhecido, você não. "Algumas pessoas têm o que comer, enquanto outros morrem de fome", diz Price. As injustiças acontecem no trabalho e no mundo todos os dias. Se é uma questão preocupante no trabalho ou em um sério problema para o planeta, o ponto é evitar esta frase e ser pró-ativo sobre as questões. "Documente os fatos, construa um caso, e apresente um argumento inteligente para a pessoa ou grupo que possa ajudá-lo.”

2. "Isso não é problema meu", "Isso não é o meu trabalho", ou "Eu não sou pago o suficiente para isso"

Você pediu a ajuda de alguém, e a pessoa respondeu com uma das frases acima. Como você se sentiria? "Em termos de importância, o que isso diria sobre ele ou ela?" Diz Price. “Independentemente de quão inconveniente ou impróprio o pedido pode ser, é importante para a outra pessoa, ou ela não teria perguntado”. Portanto, como um membro contribuinte da equipe, uma prioridade é se preocupar com o sucesso dos outros (ou pelo menos aja como). "Uma atitude despreocupada, individual e egoísta rapidamente limita progressão na carreira.”

"Isso não significa que você deve sim, mas significa que você precisa ser articulado e pensativo quando disser não", acrescenta ela. "Por exemplo, se o seu chefe pede algo, em vez de dizer: Você deve estar brincando comigo. Eu não sou pago o suficiente para isso, você diz: Estou feliz em ajudar. Dada as minhas tarefas atuais, A, B e C, qual destes devo colocar em espera enquanto trabalho nesta nova tarefa? Isso transparece o trabalho em equipe e sua disposição em ajudar, enquanto lembra o seu chefe de sua carga de trabalho atual e a necessidade de estabelecer expectativas realistas."

3. "Eu acho que..."

Qual dessas duas declarações soa mais autoritária: Acho que a nossa empresa pode ser uma boa parceria para você, ou eu acredito, eu sei?

"Há uma pequena diferença no texto, no entanto, a convicção comunicada a seu cliente é profunda", diz ela. Você pode ter notado que a primeira frase contém duas palavras fracas, pensar e poder. Eles correm o risco de fazer você parecer inseguro. Por outro lado, a segunda frase é assertiva. Para transmitir um comando de conteúdo e paixão por seu assunto, substitua a palavra pensar por acreditar e poder por vontade.

4. "Eu vou tentar"

"Imagine que você pede a um amigo para enviar suas declarações fiscais antes das 17h para o correio", diz Price. "Se ele responde: ’ Ok, eu vou tentar ‘, é provável que você sinta a necessidade de enviá-los você mesmo." Por quê? Porque essa frase implica a possibilidade de fracasso.

“Em seu discurso, especialmente como líderes, substitua tentar por algo como vontade. Esta mudança, aparentemente pequena, fala muito", acrescenta ela.

5. "Ele é um idiota","Ela é preguiçosa", "Eu odeio essa empresa"

Nada afunda uma carreira mais rápido do que um xingamento, diz Price. "Não só revelam imaturidade, mas é uma linguagem de muita responsabilidade e pode dar motivos para te atacarem."

Evite fazer declarações indelicadas que inevitavelmente vão refletir negativamente sobre você. Se você tem uma reclamação sobre alguém ou algo, comunique a questão com consideração, tato e neutralidade.                                                                                                        

6. "Mas nós sempre fizemos isso dessa maneira"

"Líderes sempre dão valor à inovação, pensamento criativo e habilidades para resolver problemas de seus funcionários", diz Price. De uma só vez, esta frase revela que você é o oposto: preso no inflexível, passado, e de mente fechada. 

"Em vez disso diga Isso é uma ideia interessante, Como isso funciona?, Essa é uma abordagem diferente. Vamos discutir os prós e os contras."

7. "Isso é impossível" ou "Não há nada que eu possa fazer"

Sério? Tem certeza de que você considerou todas as soluções possíveis? "Quando você comete o erro de dizer essas frases negativas, suas palavras transmitem uma perspectiva pessimista, passiva e sem esperança", diz Price. "Esta abordagem é raramente valorizada no local de trabalho. Empregadores observam, reconhecem e promovem uma atitude positiva. Apesar das circunstâncias sombrias, comunique através de suas palavras o que você pode contribuir para a situação."

Tente algo como: "Vamos discutir o que é possível, nestas circunstâncias", ou, "Isso é o que eu posso fazer."

8. "Você deveria ter..." ou "Você poderia ter..."

Você provavelmente não seria feliz se alguém dissesse: "Você poderia ter tentado um pouco mais".

"Estas palavras causam sentimentos de culpa e de dedo apontado", diz Price. “Idealmente, o local de trabalho promove a colaboração, igualdade e trabalho em equipe”. Em vez de fazer alguém se sentir culpado (mesmo que sejam), dê uma abordagem mais produtiva, não julgadora. 

Diga: “Da próxima vez, para garantir um planejamento adequado, por favor, traga isso à minha atenção imediatamente”.

9. "Eu posso estar errado, mas...", "Isto pode ser uma ideia idiota, mas..."

Estas frases são conhecidas como descontos, Price explica: “Elas diminuem o impacto do que se segue e reduz a sua credibilidade. "Lembre-se que suas palavras revelam ao mundo o valor que você coloca em si mesmo e na sua mensagem. Por esta razão, elimine qualquer frase prefacia que diminui a importância de quem você é ou a importância do que você contribui.”
Não diga: "Isso pode ser uma ideia idiota, mas eu estava pensando que talvez possamos realizar a reunião trimestral on-line, está bem?" Em vez disso, faça valer a sua recomendação: "Para reduzir os custos de viagem e aumentar a eficiência de tempo, eu recomendo conduzir a reunião trimestral online”.

10. "Você não acha?", "Ok?"

Estas frases são comumente conhecidas como a busca de validação pelo uso de palavras excessivamente cautelosa ou não comprometedora, diz ela. "Se você realmente está buscando aprovação, estas frases podem ficar mal aplicadas. Seu objetivo é comunicar uma mensagem confiante e convencer as pessoas a vê-lo à sua maneira, faça suas declarações com total certeza”.

Imagine um banco de investimento, dizendo: "Esta é uma boa maneira de investir o seu dinheiro, você não acha? Vou continuar se estiver tudo bem com você. Em vez disso, você provavelmente gostaria de ouvir algo como: Esta estratégia é um investimento sábio que oferece benefícios a longo prazo. Com sua aprovação, eu vou transferir o dinheiro hoje".

11. "Eu não tenho tempo para isso agora", "eu sou muito ocupado"

"Mesmo que essas afirmações sejam verdadeiras, ninguém quer se sentir menos importante", diz Price. Para promover relações positivas e transmitir empatia, diga: “Eu ficaria feliz em discutir isso com você depois de minhas reuniões matinais. Posso passar no seu escritório em torno de 1h? “.

Essas são frases comuns que podem ser difíceis de eliminar completamente do seu cotidiano, mas o truque é ganhar consciência da linguagem que você está usando. "Como é frequente no caso dos maus hábitos, não temos consciência do fato de que estamos dizendo frases limitantes", diz Price.

FONTE: FORBES

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