Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

8 de setembro de 2011

8 coisas que você nunca deve dizer ao chefe


Com os anos de convivência, a relação empregado-empregador pode tornar-se mais relaxada, o que pode levar a conversas mais informais. Se por um lado isso possa ser positivo, por outro, pode levá-lo a dizer mais
do que devia ou então a dizer coisas que nunca devem sair da sua boca em direção aos ouvidos de quem tem um cargo de chefia. Quer trabalhe na mesma empresa há 4 meses ou há 4 anos, saiba quais as frases que você nunca deve dirigir ao seu chefe.

1. “Isso não faz parte do meu trabalho”


Uma das piores coisas que você pode transmitir ao seu superior é que acha que algo que ele/ela lhe pediu para fazer não lhe compete ou que é abaixo do seu cargo. Regra geral, quem manda, manda fazer qualquer coisa e, como subordinado, o seu dever é executá-lo. Antes de proferir esta frase pense nos motivos que possam ter levado o seu chefe a pedir-lhe determinada tarefa (a confiança que tem em você, que sabe que você é capaz…), execute-a da melhor forma possível e no fim, se não correu bem, apresente o porquê e por qual motivo o colega x ou y pode fazê-lo melhor. Nunca se esqueça que os diretores adoram colaboradores multifacetados.

2. “A culpa não é minha”


Só o fato de dizer esta frase pode muito bem incriminá-lo, pelo menos aos olhos do seu chefe que, mais do que explicações, o que procura são certamente soluções. Proferir uma frase deste gênero tem ainda outro risco, o de incriminar outra pessoa, algo que você deve evitar a todo o custo. A escola primária já se foi a muito tempo e no mundo profissional o objetivo é encontrar soluções e caminhos de sucesso, e não bodes expiatórios.

3. “A Susana do departamento comercial te acha um ditador, mas eu não”


Embora possa parecer que você está defendendo o seu chefe, a verdade é que, se proferir uma frase como esta, está fazendo um comentário negativo, para não falar no fato de estar envolvendo e prejudicando terceiros. Vai passar a imagem de alguém que não tem nenhum problema em apontar o dedo a colegas, ao mesmo tempo que tenta passar uma imagem de um colaborador íntegro e exemplar. Não se envolva em triângulos profissionais só para tentar impressionar o chefe – não é ético, é pouco profissional e pode trazer-lhe muitos problemas de relacionamento no ambiente de trabalho.

4. “Só um minuto, estou atualizando o meu blogue”


Uma coisa é fazê-lo rápida e discretamente como forma de descontrair ou procurar inspiração, outra coisa é passar o horário de expediente atualizando o blogue ou o Facebook, fazendo compras online ou no Messenger com os amigos, e ainda por cima fazer o chefe esperar por causa disso. Além de ser uma falta de respeito para com o seu superior, está mostrando que o trabalho não está em primeiro lugar… e lá se vai a promoção.

5. “O problema não é meu”


Dizer isto ao seu chefe é como dizer “não quero saber” e apostamos que ele não irá gostar de ouvir nenhuma destas afirmações. Qualquer empresa depende da sua equipe para ter sucesso e para ultrapassar os inevitáveis problemas, por isso, quando surge um problema no escritório ele pode muito bem afetar a todos, direta ou indiretamente. Face a uma situação como esta, faça o que puder para ajudar e se não tiver nada construtivo para dizer sobre o assunto, é preferível não dizer nada. Vista a camisa da equipe, o seu sucesso profissional também depende disso.

6. “Isso é impossível”


Mais uma frase  a evitar por completo. Dizer isto ao seu chefe é igual a jogar-lhe um balde de água fria na cabeça – e você também não faria isso certo? Por mais difícil ou irreal que possa parecer, nunca diga impossível, caso contrário parecerá um colaborador inexperiente, incapaz ou sem vontade. Aceite o desafio e faça o possível e o impossível para concretizar da melhor forma possível. Você vai certamente ganhar pontos extra pelo esforço…

7. “Isso é muito fácil, qualquer pessoa consegue fazê-lo”


O seu chefe pode interpretar esta frase de duas formas e nenhuma delas pende a seu favor: por um lado pode parecer que é tão inteligente que o seu trabalho se torna muito fácil; por outro, pode parecer que a tarefa em questão é ridícula. Não há chefe no mundo que goste de ouvir que o trabalho da empresa é irrisório, que o seu colaborador não gosta de faze-lo ou que até uma criança de 5 anos poderia executar. Trabalho é trabalho, e tem que ser feito. Guarde esses pensamentos para si e depois de ter a sorte de terminar rapidamente essas tarefas tão fáceis, dedique-se a projetos com maiores desafios e impressione o chefe.

8. “Ontem à noite foi a loucura total!”


Já diz o velho ditado: “Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque” – ou seja, aquilo que você faz na sua vida privada não é trazido para a sua vida profissional. A última coisa que vai querer, é que o seu superior pense que a sua produtividade no trabalho está sendo afetada pelas suas noitadas contínuas e não por uma carga excessiva de trabalho como você se queixou na semana passada. Acima de tudo não se esqueça: o seu chefe não é a sua mãe, melhor amigo ou terapeuta, é o seu chefe. 

Fonte: picaroponto.com