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6 de dezembro de 2012

As 7 armadilhas que ameaçam sua produtividade todos os dias




A eficiência no escritório exige saber lidar com um suprimento inesgotável de distrações, mas mesmo quem trabalha em casa não está livre de uma série de obstáculos à produtividade.
Muitas vezes, as próprias ferramentas nascidas para oferecer mais eficiência
a seus usuários acabam se tornando verdadeiros atoleiros, em que a produtividade fica encalhada sem jamais sair: o telefone que toca sem parar, a dependência viciosa no e-mail, ou mesmo aquele ar condicionado que faz  barulho e prejudica a sua concentração sem você perceber.

Fazendo um inventário de quais são as principais fontes de interrupção que prejudicam sua produtividade, você saberá quais devem ser tratadas primeiro, e quais as que são inescapáveis. E ao removê-las ou reduzi-las, o ganho não será apenas na eficiência pessoa, a redução no stress para realizar as mesmas tarefas terá reflexo também na sua qualidade de vida.

As 7 armadilhas:


- Telefones: maiores vilões contra a concentração da maioria das pessoas, o telefone e o celular são algozes implacáveis, tocando em qualquer horário e sem levar em conta o que você está fazendo, ou qual o seu nível de foco. Não há proatividade que resista a um telefone que não pára de tocar. Se você puder, ou quando você puder, recorra a uma secretária eletrônica ou a uma pessoa que possa receber as chamadas e filtrá-las. Aprenda também a dizer as palavras mágicas: “Alô, eu estou em uma reunião que deve durar uns 25 minutos, posso te ligar em seguida?”

- Bate-papo do escritório: o convívio social é importante, e é até mesmo algo que as pessoas que passam a trabalhar em casa acabam sentindo falta, mas precisa ocorrer dentro de limites razoáveis. Alguns truques para não deixar a conversa sair do controle :
  •  Levante-se no momento em que um interlocutor entrar em sua sala, e fale com ele em pé, evitando convidá-lo a sentar; 
  • Não tenha iscas em sua sala, como doces e cadeiras super confortáveis;
  • Não posicione sua mesa de forma que se sinta obrigado a cumprimentar toda pessoa que passa em frente à sua sala. 



- MSN, Whatsup e mensagens instantâneas: assim como o telefone, trata-se de uma família de ferramentas de produtividade que pode subverter sua função e virar um dreno de tempo. Se você usa esse tipo de ferramenta profissionalmente, aprenda a usar seus recursos de status para definir os momentos em que você está ausente ou ocupado. E resista a tentação de interagir com o sistema se estiver ocupado com outra coisa.

- E-mail: Pouca gente pode abrir mão desta ferramenta de trabalho, mas você pode torná-lo uma fonte de interrupção mais controlada. Se você manter desativada a verificação automática de e-mails e os alertas visuais e sonoros de chegada, a caixa de entrada vai ser verificada quando você puder e quiser. Se for deixá-la ativada, faça com que seja em intervalos de no mínimo meia hora.

- Outras interrupções tecnológicas: Desligue a televisão, desative o alerta do leitor de RSS, acostume-se a deixar a playlist de MP3 tocar até o fim, sem ficar escolhendo novas músicas o tempo todo.

- Ideias e tarefas aleatórias: Esteja preparado para o momento em que aquela ideia brilhante surgir bem no meio de outros afazeres. Tenha um bom bloco de notas e registre os pontos principais, para mais tarde se dedicar a ela – sem atrapalhar a tarefa na qual você está atuando no momento.

- Distrações do ambiente: olhe ao seu redor e encontre as fontes de distração visual ou auditiva. Remova-as sem piedade, e aproveite para deixar seu ambiente em ordem, mantendo visível apenas o que for relevante. Se não for possível remover fontes de barulho, procure mascará-las com algo que gere ruído brando ou um som suave.


Fonte: Lifehack / Adaptado por Amanda Lisboa, Automatizando

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