Você está preparado para as vendas de final de ano?
Estamos no mês de novembro, enfim, final do ano. O mercado na época das compras de natal fica mais aquecido e, inclusive, há contratações temporárias, por conta do aumento do volume de clientes nos estabelecimentos comerciais.
Para o comércio, garantir que as vendas acompanhem este ritmo é um grande desafio. É importante que os profissionais estejam preparados e tenham estratégias definidas para garantir os números positivos.
Veja algumas dicas:
- As decorações em clima natalino são essenciais nesse período. As lojas devem preparar suas vitrines com adereços, cores temáticas e buscar meios de atrair a atenção dos compradores.Como o fluxo de pessoas será maior nas próximas semanas e haverá mais produtos a serem oferecidos, é preciso se destacar para conseguir conquistar um maior número de consumidores.
- Cada comprador tem um motivo e o papel do vendedor é conseguir detectá-lo, a fim de levá-lo à aquisição. É sempre importante lembrar que o atendimento ao cliente é primordial para uma negociação assertiva.
- Ser criativo, ter bons argumentos e apresentar opções interessantes e personalizadas fazem toda a diferença e tornam o processo de compra mais prazeroso. Mesmo que o comprador entre em uma loja atrás de itens mais baratos, mostre os outros de valores superiores. Isso fará com que conheça a variedade dos produtos que são oferecidos.
- O comprador precisa ser visto como uma pessoa importante e exclusiva, isso contribui para o fechamento de uma venda, prepara terreno para novos clientes e fideliza os antigos.
- Promover a identificação com o estabelecimento, atendimento e pós-venda, além da oferta dos produtos, é o segredo para mantê-los assíduos. As pesquisas de satisfação, por exemplo, podem ser adotadas como um termômetro do negócio.
- Facilidades de pagamento são fundamentais. Principalmente nesta época do ano, quando há mais busca de presentes e as compras são numerosas, a procura por parcelamento é ainda maior. No entanto, preparar-se para oferecer esta possibilidade é essencial.
- Os estoques precisam estar abastecidos. Evite deixar o cliente na mão quando procura por um produto. A demanda exige planejamento e estrutura, portanto, fique atento às movimentações do mercado e trace estratégias de negócios de acordo com a realidade do setor.
- Dê estímulos e treinamento aos vendedores, é o principal caminho para bons resultados. Treiná-los para elevar o ticket médio é importante, pois faz com que eles ofereçam mais produtos, sem deixar de lado a sutileza. .
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