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19 de novembro de 2012

Você está preparado para as vendas de final de ano?





Estamos no mês de novembro, enfim, final do ano. O mercado na época das compras de natal fica mais aquecido e, inclusive, há contratações temporárias, por conta do aumento do volume de clientes nos estabelecimentos comerciais.

 

Para o comércio, garantir que as vendas acompanhem este ritmo é um grande desafio. É importante que os profissionais estejam preparados e tenham estratégias definidas para garantir os números positivos. 


Veja algumas dicas:


  1. As decorações em clima natalino são essenciais nesse período. As lojas devem preparar suas vitrines com adereços, cores temáticas e buscar meios de atrair a atenção dos compradores.Como o fluxo de pessoas será maior nas próximas semanas e haverá mais produtos a serem oferecidos, é preciso se destacar para conseguir conquistar um maior número de consumidores.

  2. Cada comprador tem um motivo e o papel do vendedor é conseguir detectá-lo, a fim de levá-lo à  aquisição. É sempre importante lembrar que o atendimento ao cliente é primordial para uma negociação assertiva. 

  3. Ser criativo, ter bons argumentos e apresentar opções interessantes e personalizadas fazem toda a diferença e tornam o processo de compra mais prazeroso. Mesmo que o comprador entre em uma loja atrás de itens mais baratos, mostre os outros de valores superiores. Isso fará com que conheça a variedade dos produtos que são oferecidos.

  4. O comprador precisa ser visto como uma pessoa importante e exclusiva, isso contribui para o fechamento de uma venda, prepara terreno para novos clientes e fideliza os antigos.

  5. Promover a identificação com o estabelecimento, atendimento e pós-venda, além da oferta dos produtos, é o segredo para mantê-los assíduos. As pesquisas de satisfação, por exemplo, podem ser adotadas como um termômetro do negócio.

  6. Facilidades de pagamento são fundamentais. Principalmente nesta época do ano, quando há mais busca de presentes e as compras são numerosas, a procura por parcelamento é ainda maior. No entanto, preparar-se para oferecer esta possibilidade é essencial.

  7. Os estoques precisam estar abastecidos. Evite deixar o cliente na mão quando procura por um produto. A demanda exige planejamento e estrutura, portanto, fique atento às movimentações do mercado e trace estratégias de negócios de acordo com a realidade do setor. 

  8. Dê estímulos  e treinamento aos vendedores, é o principal caminho para bons resultados. Treiná-los para elevar o ticket médio é importante, pois faz com que eles ofereçam mais produtos, sem deixar de lado a sutileza. .