Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

26 de julho de 2012

Como planejar as vendas de fim de ano



O segundo semestre parece passar mais rápido que o primeiro? 


Muita gente tem essa sensação, pois o volume de coisas a fazer aumenta e é preciso tomar dezenas de decisões diariamente. Como o movimento de final de ano é muito importante para qualquer negócio, é bom pensar desde já como estruturar a empresa e preparar cada detalhe para alcançar o melhor resultado possível. 


Reinaldo Messias, consultor do Sebrae, fala dos quatro "Ps" que você precisa ter em mente na hora de planejar: 


1 – Propósito
Defina o que você espera atingir com as vendas de final de ano. Pode ser aumentar a lucratividade, esgotar o estoque com o mínimo de obsolescência, diminuir a inadimplência, recuperar prejuízos acumulados ou lançar uma nova linha. Ao definir as expectativas, trace um plano adequado. “Para quem sabe o que quer, o final de ano é sempre a melhor oportunidade de realizar negócio”, diz Messias. 


2 – Processo operacional
Toda a estrutura física e de material necessária para um período de maior movimento precisa ser pensada desde já. São detalhes como os equipamentos que automatizam a loja (Afinal você não quer perder a melhor época de vendes por falha na máquininha de cartão de crédito!), o mecanismo de liberação de crédito e papel de embalagem, entre muitos outros. É preciso planejar tudo que será feito, desde o planejamento da venda até a execução do layout da loja, para começar a pôr tudo em prática em setembro ou outubro. Também é importante sempre acompanhar as tendências do setor e ficar de olho na concorrência. 


3 – Pessoas 
Responder a uma série de perguntas pode ajudar o planejamento: 
Será preciso treinar a equipe e contratar temporários? 
O plano será o mesmo para a matriz e para as filiais? 
Esse controle sobre a equipe é crucial para prestar um bom atendimento na época de pico para o comércio e os serviços. Um ponto essencial é organizar-se para ter recursos financeiros que sustentem as ampliações necessárias. Existe fluxo de caixa para bancar essas ações? 
Serão usados recursos capitalizados de uma instituição financeira? 
Ou a opção será vender algum patrimônio? 
Ter respostas para todas essas perguntas será fundamental para executar com sucesso o planejamento. 


 4 – Parcerias 
Depois de definir o propósito e como adaptar a estrutura física e de equipe para atingir o resultado esperado, deve-se pensar em quem estará ao seu lado para dar sustentação a isso. É preciso estabelecer algumas parcerias: negociar com fornecedores, por exemplo, condições de pagamento mais favoráveis ou entregas picotadas, para não onerar o caixa. Além dessas, existem acordos com os funcionários, já que o trabalho costuma se concentrar nos finais de semana.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios