Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

28 de novembro de 2011

Como fazer a contratação de funcionários temporários

As vendas não param, com o natal cada dia mais próximo, muitas pequenas empresas não se preparam da melhor forma para receber esse aumento na demanda de clientes, por isso, muitos funcionários acabam sendo sobrecarregados
. Se essa época do ano, muitos trabalhadores veem uma chance de ingressar no mercado, para as empresas é a oportunidade de avaliar os profissionais e, quem sabe, até planejar um aumento na equipe. Contudo, é essencial se atentar a alguns detalhes para não trazer mais problemas para o seu negócio com contratações erradas.


O professor Paulo Roberto de Sousa, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) onde ministra o curso de Gestão em Recursos Humanos, tem uma relação de dicas para esse período de contratações temporárias que podem ser aplicadas tanto nos comércios como em outros tipos de negócios.


Toda contratação começa pelo recrutamento. De acordo com o professor é muito válido contar com as indicações dos funcionários, pois, o comprometimento do candidato acaba sendo maior. Outras opções são colocar na loja ou no hall da empresa avisos de que há vagas para integrar ao corpo de funcionários, assim, você acaba atraindo pessoas do arredor da empresa. Além da opção mais atual e muito utilizada que são os sites de emprego.


Hoje as redes sociais são uma novidade para empresas que querem avaliar seus candidatos, além de ser um caminho para manter uma comunicação com seus clientes. Dependendo do perfil da vaga é interessante usar essa mídia social para fazer uma avaliação e realizar aquela peneirada nos perfis.


A etapa de avaliação talvez seja a mais importante. Não que essa ação não seja aplicada durante todo o processo seletivo, entretanto é fundamental identificar se o candidato se enquadra ao perfil da empresa e se possui as características consideradas adequadas para o que busca.


Outras informações muito importantes foram dadas pelo professor Paulo sobre a contratação desse tipo de trabalho (A lei 6019/74 é a correspondente a contratação de serviços de trabalhadores temporários). Veja:





Claro que todos os funcionários temporários têm a esperança de serem efetivados no final do contrato, cabe à empresa detectar a necessidade de permanecer com o funcionário e avaliar o seu comprometimento, pontualidade, organização e desenvolvimento do trabalho em equipe para decidir ficar com ele.


Seguindo os passos ditos pelo professor, dificilmente a empresa que vai aproveitar esse final de ano para aumentar sua equipe de trabalho terá problemas. “Por isso, é muito importante que a contratação não seja feita de forma fraudulenta, situação que responsabiliza a empresa e a sua prestadora de serviços de terceirização”, encerra o professor Paulo Roberto.


Fonte: Pensando Grande