Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

16 de novembro de 2012

As melhores maneiras de dizer não



Lutando com a produtividade e administração de tempo? Experimente estas diretrizes para melhorar o seu foco e simplesmente dizer não.


Às vezes parece que há muita coisa à ser fazer e pouquíssimo tempo para realizá-las.

Você pode acreditar nisso,
mas não é necessariamente verdade.
Talvez você só se encarregue de muitas tarefas, o que pode mudar.

Há muitas dicas de gestão e aumento de produtividade, mas eu acredito que a mais poderosa é a arte de dizer não.

Isso é, dizer não para si mesmo, não para os trabalhadores, não para os amigos, e, (às vezes) não para os clientes. Reflita sobre quanto tempo você passou se arrependendo de dizer sim a algo que te tirou do seu foco principal. Quanto tempo e esforço teria salvo se você tivesse dito um pequeno ‘não’?

Mas como você pode dizer não a sua própria mãe quando ela te liga para conversar no meio do dia? Ou para o cliente que espera que você vá além de um projeto sem pagar pelo trabalho extra? E sobre todas essas ideias ‘legais’ que entram em sua mente, como você dizer não a si mesmo e manter o foco no que é mais importante?

Você pode dizer não sem ao menos pronunciar a palavra. Aqui estão três orientações simples que poderiam tornar sua vida mais fácil:


1. Não responda imediatamente.

Quando você é convidado à fazer algo que não é uma parte de seu foco principal, basta dizer que a pessoa que você irá retornar. Pare para avaliar os prós e os contras de dizer sim. Reflita sobre seus objetivos e reveja como dizer sim irá afetá-los.
Mesmo que seja um simples pedido, pode colocá-lo em atraso. Vale a pena? Você tem o direito de dizer não, e uma vez que você começa a ver os resultados, esta pequena palavra vai rolar fora de sua língua com maior facilidade.


2. Considere soluções criativas.

Às vezes dizemos sim porque queremos ser agradáveis. Dizer não, não significa que você não é uma pessoa legal, simplesmente significa que você tem prioridades e limites. Quando alguém chega até você com um pedido que você gostaria de realizar, mas desorganizaria sua programação, pense em dar-lhes um sim parcial- ou oferecer outra solução.

Há algumas semanas, fui convidado para falar a um grupo, com prazo muito curto. Eu realmente queria ir para ajudá-los, mas sabia o custo. Seguindo o meu próprio conselho, me ofereci para retornar  ao planejador da reunião até o final do dia. Decidi que eu simplesmente não podia tomar o tempo do meu horário agora, porém liguei para uma amiga e lhe pedi permissão para passar o seu nome como oradora em potencial. Então chamei o planejador da reunião com esta solução maravilhosa e um compromisso para falar com seu grupo em janeiro. Não, não  necessariamente significa nunca.


3. Mantenha-se simples: Nunca se explique demais ou peça desculpas demais.

Você não tem que se desculpar por fazer o que é certo para você e sua empresa. Se você é gentil em sua resposta e oferece algumas palavras muito simples de explicação, a maioria das pessoas irá respeitá-lo por isso. Tome um momento para se colocar na posição da outra pessoa e escolha as palavras que parecem ser mais apropriadas para seu tipo de personalidade. Se eles são diretos, seja breve e direto, se eles são emocionais, use um tom mais compassivo.

Lembre-se que longas explicações e desculpas podem sair pela culatra, fazendo com que a outra parte te empurre ainda mais, e com que você questione sua decisão. Não complique a situação, basta dizer não gentilmente com uma breve explicação (uma frase) ou com uma solução criativa em anexo.

Apenas por diversão, mantenha uma lista de seu progresso. Se você disser não para atender o telefone quando o seu amigo (ou até mesmo sua mãe) chamar durante sua jornada de trabalho, anote quanto tempo você salvou, e os ligue de volta  quando ambos puderem desfrutar de uma conversa. Resista ao sim, e rastreie seu controle de seu tempo por uma semana ou duas. Em breve você estará entregando um poderoso não com facilidade!