Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

15 de novembro de 2012

Qual é a forma de governo da sua empresa?


Dia 15 de Novembro é um feriado que se comemora (?) a proclamação da república presidencialista do Brasil. Acesse aqui para mais informações.

Sabemos que no Brasil há um misto de presidencialismo com parlamentarismo
, e isto atrapalha
um bocado, mas não é neste foco que iremos abordar este artigo.

Quero provocar a seguinte reflexão: No seu negócio,  qual é a sua república, a sua forma de governo e partido de atuação?

Como assim?

Primeiro, como você governa o seu negócio? Com mãos de ferro como se fosse uma ditadura? Com lideranças como deveria ser um parlamentarismo? Com descentralização de poder e controle de chefe como no presidencialismo?
Isto faz toda diferença no momento de encontrar quem vai trabalhar com você.

As pessoas buscam aquilo que acreditam no trabalho. Podem até trabalhar pelo dinheiro por algum tempo, mas se não acreditam na filosofia da sua empresa, nem naquilo que a empresa faz, elas não irão ficar.

Além disto, a forma de governar implica em como as questões serão tratadas. Algumas empresas são controladas por mãos de ferro, e quando o ditador se vai, elas ficam a ver navios. Outras tem tanta liberdade que confunde o funcionário liberdade com libertinagem.

Existe um modelo ideal?

Penso que aquele que mais se adaptar a gestão do seu negócio é o ideal. Muitos dirão que o presidencialista é melhor que o parlamentarista e seriam ambos melhores que a monarquia. Será? Nada é absoluto, isto posso afirmar.

Outra afirmação que posso ousar fazer: Somente com conhecimento e liberdade você vai conseguir manter a empresa ativa e funcionando.

Quer dizer, sem conhecer os funcionários, o que eles fazem, como são remunerados, como trabalham, seus desejos e aspirações e principalmente com padronização e gestão dos procedimentos, você não tem liberdade na empresa, a empresa é totalmente dependente…

Pense bem no que você está proclamando neste feriado. Pode ser uma monarquia travestida de parlamentarismo com ares de presidencialismo ou algo parecido, mas para funcionar e dar certo, somente com independência e controle.


Fonte: Gestão.adv.br