Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

5 de setembro de 2012

5 Dicas para superar a pressão no trabalho



Encarar a pressão no trabalho, que fica ainda mais latente nos últimos meses do ano, não é fácil. Metas, prazos apertadíssimos e cobrança por resultados costumam a assombrar empresas e profissionais, principalmente nesta época.  


De acordo com os especialistas, quem está se sentindo no olho do furacão pode adotar algumas estratégias para tentar lidar de uma forma mais saudável com a pressão. Isso porque, sim, a cobrança continua, os prazos vão expirar e a tendência, infelizmente, é de mais pressão vindo por aí. 

Veja as dicas:

1 - Seja transparente
Ficar em silêncio não vai ajudar. O ideal é chamar o gestor da área para uma reunião e expor os motivos que o estão levando a se sentir sobrecarregado. No entanto, certifique-se de que, de fato, o que está sendo pedido está além da sua capacidade. Nessa época é melhor ser transparente e buscar ajuda. É melhor dizer ‘não sei fazer’ do que continuar nessa situação de pressão.

Ajustar as metas com o gestor é algo que deve ser feito durante todo o ano, na opinião dos especialistas. É o que eles chamam de alinhamento. Manter conversas frequentes com o chefe ou com a equipe pode evitar que você ganhe muitos fios de cabelo branco nesta época do ano. Do ponto de vista do gestor, a transparência também é essencial. É importante compartilhar a realidade com a equipe porque a cobrança vai recair sobre ele e consequentemente vai afetar toda a área.

2 - Defina prioridades e negocie prazos
Tudo é para ontem e tudo é prioridade. Só de pensar nisso o estômago embrulha. Afinal a pilha de papéis na mesa só aumenta e para dar conta de tudo seriam necessários super poderes. É hora de negociar prazos. Aproveite a reunião de alinhamento com o gestor para definir o que é prioritário e quais prazos podem ser estendidos. É comum as pessoas simplesmente irem aceitando todos os prazos impostos sem negociar e assim vão se sobrecarregando. 

 3 - Faça um cronograma
Com metas e prazos definidos, monte um cronograma. Para conseguir gerenciar uma avalanche de informações, cumprir prazos e bater metas, a regra de ouro é a organização. 

4 - Converse com os outros
Saber as estratégias de outras pessoas para lidar com a pressão pode ser útil, dizem os especialistas. Conversar com pessoas mais experientes pode ajudar principalmente quem é mais jovem

5 - Desligue-se quando puder
Encaixe momentos prazerosos na sua rotina e não pense em trabalho enquanto isso. Saber desligar, aproveitar o tempo em que está com a família e os amigos ajuda a manter o equilíbrio. Buscar atividades interessantes fora do trabalho ajuda a extravasar o estresse, esporte, estudo, atividade artística, vale qualquer atividade, desde que você se divirta.

Fonte: Info.abril.com.br

Veja também:

Os problemas mentais causados pelo trabalho