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4 de setembro de 2012

4 perguntas para tomar decisões certas



Muitos elementos devem ser considerados na hora de tomar uma decisão: números, planilhas, opiniões, relatórios, estudos, pesquisas, custos.

Embora seja importante se basear em dados para definir estratégias, às vezes, a quantidade excessiva
de informações pouco relevantes pode confundir mais do que ajudar. O livro Foco no que Realmente Funciona – Filtre o Excesso de Informações e Concentre-se no que Realmente Importa, dos executivos Christopher J. Frank e Paul Magnone, mostra um método baseado em perguntas para ajudar durante o processo de tomada de decisão. 

1. Qual é a questão fundamental?
Fazer a pergunta certa é a chave para encontrar as possíveis soluções. Essa questão deve apontar para o eixo crucial da etapa do negócio. Poderia ser: como motivar os consumidores a comprar nosso novo produto? Ou ainda: que efeito os preços têm sobre as nossas vendas? 

2. O que mexe com o seu consumidor? 
Embora seja importante acompanhar o desempenho do mercado e da empresa, não se esqueça de que o objetivo de reunir dados também é compreender as necessidades, os desejos e o comportamento do consumidor. Mude a visão: em vez de se concentrar na empresa, mantenha o foco no cliente. 

3. Os dados estão atualizados? 
Antes de tomar uma decisão baseada em dados, certifique-se de que eles estão atualizados e que refletem um cenário real. Sempre tenha em mente que é fácil manipular um conjunto de dados, especialmente se forem restritos a um curto período. 

4. Em que campo avançar?
Ao avaliar seus consumidores, não despreze a parcela dos indecisos, aqueles que ainda precisam ser conquistados. Eles podem aumentar seus lucros ou jogá-los para baixo. Identifique-os para poder convencê-los a ficar ao seu lado.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios