Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

3 de setembro de 2012

4 dicas para vencer o medo



Na trajetória profissional (e na vida), é comum nos depararmos com “penhascos”. Sabe aquele ponto em que uma decisão tem de ser tomada e as únicas opções são ficar parado ou arriscar um salto? 

O medo faz com que a primeira alternativa seja a escolhida, pois ficar no mesmo lugar faz com que nada de errado aconteça. No entanto, quem não pula não avança – o medo é inimigo do sucesso. 

Veja algumas dicas para quem tem receio de saltar rumo ao sucesso:

1) Valorize a coragem e saia da zona de conforto: 
Muitas pessoas trabalham em um emprego de que não gostam e com um salário ruim. Para eles, o medo de perder o pouco que têm faz com que oportunidades melhores sejam ignoradas. No entanto, ter coragem para procurar coisas novas pode fazer com que o “pouco” se multiplique.

2) Saiba a diferença entre medo e prudência: 
É absolutamente compreensível que qualquer um demore um pouco para fazer uma ligação importante enquanto se prepara para isso. É importante ter a coragem para pular, mas o salto deve ser feito na hora certa. 

3) Planeje e respire: 
É melhor arriscar quando a cabeça está no lugar do que por impulso. Na hora de tomar uma decisão difícil, um bloco de anotações pode ajudar. Coloque no papel todos os argumentos que o motivam a “saltar o penhasco”. Com todas as ideias listadas e argumentos na mão, fica mais fácil tomar uma decisão mais ousada. 

4) Agradeça ao medo: 
Sem ele, a vida não teria graça. Em uma montanha russa, é natural sentir um friozinho na barriga. Ao fim do trajeto, porém, o receio é substituído pela excitação. Na hora de enfrentar o medo, pense no futuro: depois de uma decisão difícil, vem a euforia.

Fonte: Inc.com/ PEGN