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13 de janeiro de 2012

Como vender o estoque parado


Muitos comerciantes que visito tem problemas com o estoque. Apesar do controle de estoque feito por eles, muitas vezes algo sai errado ou fora do planejado.


Estoque parado é dinheiro parado e isso todo empreendedor sabe muito bem. Infelizmente, quanto mais tempo aquele estoque fica estagnado, mais ele perde valor e mais ele encalha.


O estoque encalhou e agora?



  • Faça uma liquidação

Uma liquidação gera movimento na loja, não gera muito lucro direto, mas pode ser usado como chamariz para outros produtos, e estes sim te trarão maior lucratividade. Uma dica é oferecer produtos em liquidação em conjunto com produtos que não estão em liquidação. Ex: Compre azeite de oliva e ganhe uma pizza de microondas (produto parado no estoque ou na gôndola) ou Compre barbeador e com mais 3 reais leve uma espuma de barbear. 



  • Divulgue em sites de compra coletiva

Se sua cidade possui sites de compras coletivas (praticamente toda cidade com população mediana possui um) convém propor uma parceria, veja aqui por que anunciar em sites de vendas coletivas. Se o produto tiver um valor alto, recomendo fazer a promoção em torno de valores. Ex: Pague 50 reais e ganhe 100 reais, isso vem sendo muito usado. O seu consumidor irá pagar 50 reais e pode comprar 100 reais em sua loja.



  • Divulgue

Anuncie suas promoções e liquidações ao público através do seu site e loja, se você tiver uma base de clientes, utilize essa ferramenta para potencializar sua promoção. Dica: Coloque faixas em sua loja, cartazes, adesivos na vitrine, em seu site divulgue sua promoção. Caso você tenha verba, faça publicidade externa como carros de som, outdoor, busdoor, panfletos, etc.
Lembre-se de avaliar o custo das ações versus a renda que a venda (e a estratégia de vendas) dos produtos parados lhe trarão, pois você pode acabar pagando para que comprem seu produto.



  • Tente renegociar o estoque

O estoque encalhou, você tentou de tudo mas não conseguiu faze-lo diminuir. Converse com o seu fornecedor e proponha revender a ele o antigo estoque ou negocie uma ação conjunta de liquidação onde o nome da marca dele aparece e ele pague uma parte dessa propaganda.


Essas estratégias tem funcionado para diversos empreendedores modernos e você pode se valer delas para desencalhar um estoque.




Fonte: Desconstruir.com.br