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12 de janeiro de 2012

Como organizar a loja virtual


Elementos visuais são muito importantes na concepção da loja virtual – além de dar um visual agradável, eles conseguem orientar os clientes para que iniciem seus processos de compras.
Encontrando produtos

O maior fator de desistência de um processo de compra é o primeiro passo. Ou seja, os clientes simplesmente não conseguem encontrar facilmente o produto que procuram e logo desistem. Muitas vezes o problema pode estar na busca simples, que não contém utilitários para auxiliar, por exemplo, com semântica, termos semelhantes ou sinônimos. Porém, na maioria das vezes, é falta de comunicação visual.

A melhor forma de fazer ser encontrado primeiramente é ter uma árvore de categorias bem definidas com o máximo de quatro níveis de profundidade. Se os produtos tiverem muitas especificações é mais fácil criar ferramentas que auxiliem os clientes através de filtros e passos ou simples formulário de perguntas optativas.

Não devemos permitir que os clientes fiquem perdidos, por isso caminho de pão (breadcrumbs), caixa de busca bem visível e informações semelhantes são elementos fundamentais.
Exibindo produtos

A principal experiência sensorial ainda são as imagens 2D dos produtos, por isso elas são tão importantes no processo de decisão de compra.

As imagens devem ter qualidade suficiente para exibir a maioria dos detalhes com facilidade. O recomendável é que existam no mínimo três imagens de um produto, explorando assim as três dimensões básicas. A imagem do produto numa tela de detalhe do produto não deve ter concorrentes visuais que façam com o que o cliente perca o foco – somente o botão de comprar pode ter esse poder.

Outro fator que facilita é mostrar o preço de forma clara e objetiva, muito próxima da imagem do produto e automaticamente acima do botão “Comprar”. Não devemos forçar a inclusão no carrinho para exibir o preço final. Se houver desconto, sempre deverá estar no destaque o preço final e com menor ênfase o preço original.

O botão “Adicionar ao Carrinho” é fundamental para iniciar o processo de desejo de compra, por isso ele deve ser o principal elemento para ser localizado, identificado e principalmente clicado.

Dicas para o botão “Adicionar ao carrinho”:

* prefira manter o nome “Adicionar ao carrinho”, pois outros termos confundem os clientes
* use sempre cores que contrastem com o resto da loja
* quando clicado, exibir uma mensagem de sucesso

Apresentar produtos relacionados é importante, porém alguns cuidados devem ser tomados.
As informações devem ser relevantes e não devem ser exibidos outros produtos fora do contexto do produto principal – isso só gerará informações desconexas.

Importante é não destacar os produtos relacionados para evitar a criação de um desvio de foco.
Fechamento de pedido

Uma tela de fechamento de pedido única retém e auxilia mais nas conversões de vendas, porque neste processo não será necessário tempo de transferência entre páginas e os clientes valorizam cada vez mais agilidade e rapidez.

É importante oferecer alguma ferramenta de comunicação instantânea sem perda de foco e principalmente acompanhamento do pedido que esteja sendo finalizado. São recursos que irão fornecer mais credibilidade e poderão ser negociadas ofertas especiais e incentivos financeiros para finalização do pedido.

Mantenha a possibilidade do cliente simplesmente comprar – ou seja, não force os clientes a se tornarem usuários (login/senha) para que possam realizar simples compras. Ofereça formas alternativas de autenticação ou, simplesmente, crie uma forma de venda expressa. O foco principal é a venda e não a captação de dados de usuário.

Autor: Marcelo Goberto de Azevedo
Fonte: Webinsider.com.br