Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

22 de novembro de 2011

Como tornar o convívio no trabalho mais agradável


No Ambiente de trabalho, devemos ter comportamento profissional e ético. Uma boa imagem criada por este tipo de comportamento, certamente, será sua aliada em conquistas de posições e credibilidade
dentro da instituição.

Passamos a maior parte do nosso tempo de vida com as pessoas com quem trabalhamos. Muito mais do que com os amigos e a família. Curiosamente, o horário nobre do dia de todos nós é entre pessoas que não escolhemos não conhecíamos antes e de quem podemos, inclusive, não gostar. Mas esta convivência pode ser agradável tanto para você como para os outros. Basta seguir algumas dicas:

1 - No dia a dia é comum usarmos gírias e, algumas expressões. Entretanto, este tipo de vocabulário não é recomendado no ambiente de trabalho. Em alguns casos, ele pode agredir as pessoas. Então, tome cuidado.

2 - Mesmo que esteja de mau humor, procure não ficar falando de seus problemas, principalmente com as pessoas não muito próximas. A coisa mais chata do mundo é ficar ouvindo problemas dos outros, especialmente quando não são amigos íntimos e, às vezes, nem conhecidos.

3 - Outro ponto importante é no que se refere à ética profissional. Procure não falar mal do comportamento e muito menos do desempenho dos outros colegas de trabalho. Esta função de fiscal e de avaliador deve ser do seu chefe, e não sua.

4 - Modere o tom de voz. Falar muito alto, dar gargalhadas pode atrapalhar e muito seus colegas de sala.

5 - Preste atenção em seus gestos e procure mudar. Por exemplo: batucar com a caneta enquanto fala ao telefone, causando um barulho irritante para quem está ao lado; tamborilar sistematicamente com a ponta dos dedos na mesa de reunião; ler em voz alta enquanto escreve seus relatórios; balançar as pernas ou chutar (ainda que de leve) os pés da mesa.

6 -Cuidado com tiques poucos higiênicos como ficar mexendo no nariz, fungar como se estivesse resfriado ou produzir horríveis roncos como se o pulmão fosse sair pela garganta.

7 - Use mas não abuse do perfume nem da falta dele. Um cheirinho de limpeza é sempre muito agradável, mas muito mesmo. Telefonemas particulares devem ser rápidos e em tom baixo. (se permitidos, é claro)

8 - Ao sair para um cafezinho, leve seu celular para que ninguém tenha que aturar os sons das chamadas enquanto você está fora (se bem que, é aconselhável deixá-lo no modo silencioso ou para vibrar). E por favor, não atenda um celular de um colega a menos que ele peça para você fazê-lo. Somente atenda a algum telefonema se este for do aparelho da empresa. O celular é de uso particular e exclusivo do dono.

9 - Diga NÃO quando for preciso. Não adianta aceitar uma tarefa ou se propor a ajudar alguém e depois não fazê-lo apresentando justificativas como falta de tempo ou condições.

10 - Nunca é demais dizer “bom dia”, “por favor”, “até amanhã”, é o mínimo que se espera de pessoas que se conhecem e dividem o mesmo ambiente todos os dias. Transmitir um recado ou perguntar como foi o final de semana de um colega ou sobre a saúde de um familiar que esteve adoentado, também demonstra consideração e faz parte da boa convivência.

Tudo isto lhe pareceu muito óbvio? Pois não é. É só lembrar quantas vezes estes pequenos hábitos dos colegas já deixaram você irritado no escritório. (Com certeza vários!)

Trabalho exige concentração e requer condições mínimas e civilizadas para que seja realizado.

Fonte: Fernandopereira.wordpress.com

E você, tem algum ponto a acrescentar?

Veja também:

Como lidar com colegas de trabalho negativos

Como lidar com um chefe difícil

Como lidar com clientes insatisfeitos

20 dicas para eliminar o stress da sua vida

Como evitar estresse e conflitos no trabalho