Como lidar com clientes insatisfeitos

Há sempre alguém num escritório que  tem a tarefa de lidar com os  clientes, que se podem dividir em dois grupos: os  satisfeitos e os  insatisfeitos. Enquanto é um prazer conversar com e receber  elogios dos  primeiros, são os segundos que dificultam a vida e elevam os níveis  de  frustração até da pessoa mais paciente. Embora não seja fácil lidar com   clientes zangados, também não é uma missão impossível.
Saiba ouvir. Um cliente chateado  quer, acima de  tudo, ser ouvido. Por vezes, sabem que não vão conseguir nada,  nem  querem que o responsável faça algo em particular – o que realmente  querem é  que alguém ouça e registe a sua queixa, que perceba os motivos  pelos quais está  zangado. Por um lado, isto facilitará a tarefa de  quem tem de lidar com o apoio  ao cliente, ou seja, limite-se a ouvir o  que essa pessoa tem a dizer do  princípio ao fim, sem o interromper ou tentar justificar-se. 
Seja compreensivo. Ser compreensivo é  colocar-se no  lugar do cliente, ou seja, à medida que ouve a sua queixa imagine  como  se sentiria se tivesse acontecido exatamente a mesma coisa a você. Tente,   por momentos, abstrair-se da sua esfera profissional, isto porque o  que pode  ser perfeitamente normal em termos de normas internas da  empresa, aos olhos e  ouvidos de um cliente indignado pode parecer  incompreensível e até confuso. Um  pedido de desculpas em nome da  empresa não custa nada e é sempre bem-vindo pelo  cliente, que se sente  valorizado. Se conseguir adotar esta postura, verá que  também terá  mais paciência para lidar com este tipo de situação.  
Mantenha-se calmo. Independentemente do tom e volume  de  voz adotado pelo cliente, terá de se manter calmo: não eleve a sua  voz, não  responda, nem incite ataques pessoais e, acima de tudo, não confronte a  revolta do cliente. Um cliente insatisfeito não está  propriamente zangado  com você, mas sim com a empresa que você representa e  pela qual dá a cara nestas  situações, por isso, utilize a inteligência e não o emocional para lidar eficazmente  com discussões desta natureza. Se  necessário respire fundo, olhe o cliente nos  olhos, acene com a cabeça  para mostrar que está a ouvir atentamente e quando  falar, fale num tom  baixo e calmo. O comportamento humano diz-nos que numa  conversa a dois,  um dos intervenientes acaba muitas vezes por ser o reflexo do outro,   adotando a sua postura. Neste caso, se fizer tudo de forma tranquila,  pode  acabar por acalmar o cliente também. Caso contrário – se a  conversa assumir  contornos verbal ou fisicamente abusivos, deve  retirar-se e comunicar a  situação ao seu superior. 
A melhor solução. Evite, a todo o  custo, a  utilização da palavra “não”: não diga ao cliente que isto ou aquilo é   “impossível”, mas sim comunique o que é possível a empresa fazer perante  a sua  reclamação. Faça tudo o que puder para recompensar um cliente  insatisfeito – um  desconto, uma oferta, uma nova reunião no horário que  mais lhe convier, frete  grátis no envio de um produto, uma data de  entrega da sua encomenda antecipada…  Mesmo que não seja exatamente  aquilo que o cliente está exigindo, é importante  ter noção daquilo que  você pode realmente oferecer para melhorar uma experiência  menos positiva  por parte de qualquer cliente. Porém, existem muitas pessoas que  só  pelo fato de o cliente ter “explodido” em frente a outras  pessoas,  recusam-se a dar o braço a torcer porque não querem ceder com  alguém que foi  rude. Se pensa que estará, desta forma, dando-lhes uma  lição, engane-se: estará deixando o cliente ainda mais irritado. Resolva a  situação o mais depressa e  amigavelmente possível.
Fechar com chave de ouro. Se puder resolver a   situação na hora, faça-o. Nos casos em que terá de consultar o seu  superior ou  aguardar outro tipo de acontecimento, tente tratar do  assunto o mais  rapidamente possível. Quanto mais tempo adiar, pior,  porque a insatisfação do  cliente vai continuar a crescer. Ao se  comprometer em ligar ou a enviar um  email para o cliente dentro de  alguns dias, cumpra esse prazo. Em forma de  despedida, uma das maneiras  mais positivas de terminar este tipo de conversa é  entregar ao cliente  um cartão de visita seu, com o seu número telefone direto  e a garantia  de que estará disponível para tratar pessoalmente de qualquer  questão  futura. O cliente irá sentir-se importante, protegido e sem receio de   continuar a trabalhar com a sua empresa. Internamente, deve comunicar ao responsável o sucedido, principalmente se o cliente é muito  conhecido e/ou dos mais  importantes da empresa – não quer que o seu chefe descubra este incidente algumas semanas depois por acaso, em conversa com o próprio  cliente.
Veja também Como Atender Bem o Cliente,  e A Palavra Certa, No Momento Certo.
Fonte: Picaroponto.com





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