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26 de março de 2014

Como atender bem o cliente

Boa vontade X Qualidade. Como a boa vontade pode ajudar no atendimento.

Em uma certa noite, recebi um convite para fazer companhia a algumas pessoas que estavam em um restaurante e resolvi aceitar. Ao chegar no local
me deparei com um amplo salão, ambiente claro, um cardápio diversificado e para completar, música ao vivo com "voz e violão".

Quando me sentei à mesa de amigos, pedi uma pizza portuguesa, afinal, todos comiam rodízio, mas uma pizza para mim seria o suficiente. Enquanto esperava meu pedido chegar, em um prato as pessoas colocavam pedaços de pizza do rodízio, que não quiseram comer, um acúmulo de "rejeitados".

Eu vendo as pessoas comerem, com a fome que foi se chegando e a demora do meu pedido, acabei provando um pedaço e cometendo um erro gravíssimo. O gerente que de longe me observava, mandou a garçonete que servia o rodizio me alertar que eu não poderia comer daqueles pedaços, pois não tinha optado pelo rodízio.

Então, seguindo essa lógica (do gerente), seria melhor por as sobras no lixo do que fazer duas simples perguntas: O senhor gostou? Gostaria de optar por rodízio também?

Enquanto grandes companhias gastam alguns milhões de dólares em treinamentos para melhora da qualidade, padronização do atendimento, melhoria de processos, pequenas empresas podem começar pensando em um item mais simples: Boa vontade!

Normalmente as pequenas empresas não dispõem de verba para treinamentos e acabam formando seus profissionais na lida diária e é neste ponto que mora o perigo.

Quando contratamos um profissional, nos baseamos no perfil que ele possui ou diz possuir, no currículo, referências, mas quando ele começa a viver o dia-a-dia da empresa pode absorver os maus hábitos dos colegas ou assumir atitudes da própria empresa.

É importante que este profissional receba atenção na sua chegada, para que sua adaptação se dê da melhor forma possível e nas reuniões as posturas da equipe sejam avaliadas e se necessário, modificá-las.

Desta maneira, podemos dizer que a boa vontade de avaliar com frequência nossa forma de atender ao cliente pode nos ajudar a crescer em qualidade de atendimento, pode nos fazer modificar processos, ou seja, aprender com erros e mais importante, com os acertos.

Comece hoje a pensar em reunir sua equipe e avaliar os procedimentos de atendimento, tratamento ao cliente. Tente saber se há reclamações sobre as regras estabelecidas, se estas reclamações fazem sentido e desenvolva maneiras de contorná-las de maneira a satisfazer ao cliente.

Lembre-se que a melhor propaganda, seu melhor vendedor é um cliente satisfeito. Pense nisso!