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25 de março de 2014

A importância do pós-venda

Sua empresa possui qualidade no pós-venda?

O pós-venda não acompanha o nível de satisfação do consumidor. O varejo brasileiro registra índices positivos, as vendas estão super aquecidas e o comércio contabiliza muitos lucros. Mas o pós-venda ainda não acompanha o mesmo nível de satisfação do consumidor.

Basta o produto apresentar algum problema para constatarmos que pouquíssimas empresas possuem assistência técnica de qualidade.

Quem nunca teve problemas com a assistência técnica de algum produto? O que deveria ser solução para o problema, se torna motivo de transtorno para o consumidor. Empresas reúnem dificuldades com logística, mão de obra e falta de investimento e não fornecem assistência técnica de qualidade.

Principalmente em regiões mais afastadas do centro do país a situação é ainda pior. Faltam técnicos para atender a demanda. A pouca qualificação da mão de obra terceirizada é resultado do baixo volume de investimento no setor. Se a empresa fornece o treinamento para um técnico, mas paga salários baixos, a rotatividade de funcionários é alta.

No caso de telefonia móvel, a situação é ainda pior. Principalmente agora com a obrigatoriedade da troca imediata de celulares com defeito, em respeito à nota técnica do Ministério da Justiça impetrada em junho. Anteriormente, era estabelecido um prazo de 30 dias para envio do produto à assistência técnica.

É preciso que as empresas se conscientizem que a qualidade na assistência técnica pode ser um diferencial para as empresas, já que consumidores satisfeitos retornam às lojas. Experiências positivas geram novas compras. Experiências negativas geram reclamações constantes, principalmente nas redes sociais.

A manutenção de uma assistência técnica não deve ser vista apenas como um custo, e sim como a possibilidade de atender o consumidor em todas as situações, não apenas em caso de quebra ou falha, como também no esclarecimento de dúvidas quanto ao manuseio mais eficaz. O ideal é transformar a boa assistência em diferencial. Afinal, um consumidor satisfeito é a melhor opção para a empresa!

Fonte: Portal do Varejo.com.br