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13 de janeiro de 2015

Como lidar com colegas de trabalho negativos

Não há ambiente de trabalho que não tenha um colaborador cujo segundo nome parece mesmo ser “negativo”, ou seja, está constantemente a expressar sentimentos e pensamentos negativos relativamente à empresa
e ao trabalho. Infelizmente, a negatividade é contagiante, por isso, saiba como lidar com colegas de trabalho que só conseguem ver o lado negro do mundo profissional.

Porquê tanta negatividade?

Não é raro um escritório ser abatido por um ambiente negativo e pessimista – basta um acontecimento menos feliz que afete todos ou simplesmente o mau humor de um colaborador que julga ter o pior emprego do mundo e faz questão de manifestar isso diariamente. Os colegas de trabalho negativos são-no por vários motivos, sendo os principais os seguintes: excesso de trabalho; falta de reconhecimento (quer profissional, quer financeiro) pelo trabalho que executa; trabalho monótono, pouco motivador; incompatibilidade com o chefe/diretor; incompatibilidade com outros colegas de trabalho; discordância com a forma como a empresa é gerida; ansiedade sobre o futuro da empresa e, consequentemente, o seu próprio futuro profissional e progressão na carreira.

Ambiente de trabalho negativo

O negativismo no trabalho pode ser um ciclo vicioso que determina o ambiente que se vive no escritório diariamente – isto porque os colegas de trabalho negativos podem ser tão pessimistas e persistentes com a sua postura e forma de comunicação, que acabam por influenciar outros colegas. Quer seja através de desabafos, reclamações constantes ou a promoção de rumores, os colegas de trabalho negativos chegaram a um ponto nas suas carreiras em que apenas conseguem lidar desta forma com o trabalho. Pior do que isso, é que esta é uma mentalidade que facilmente influencia o ambiente de trabalho, criando aquele ambiente "nublado" e podendo contagiar colegas que normalmente são positivos, envolvendo também eles no clima de pessimismo profissional. A cultura do negativismo pode refletir-se de várias formas: quebrar a motivação, enfraquecer o espírito de equipe, causar conflitos nos relacionamentos profissionais e ainda levar o trabalho para casa, o que pode acabar por afetar negativamente a vida pessoal.

Como tornar o negativo em positivo

Para quem tem de lidar diariamente com este tipo de colega, ir trabalhar todos os dias pode tornar-se um suplício – ser bombardeado a cada instante por uma atitude negativa pode tornar o horário de expediente um verdadeiro inferno, desgastando uma pessoa física, psicológica e emocionalmente. Saiba como lidar com os colegas negativos e torne cada dia de trabalho numa experiência mais positiva:

- A forma mais simples de lidar com colegas de trabalho negativos é evitá-los. É claro que esta solução nem sempre é possível, por isso, quando um colega que vem falar sobre determinado assunto rapidamente passa para uma conversa negativa sobre a empresa ou o diretor, por exemplo, deixe claro que pretende falar exclusivamente do assunto em questão, sem opiniões pessoais.

- Se tiver confiança com o colega em questão, convide-o para tomar um café no final do dia para que possam conversar sobre aquilo que ele/ela sente, evitando assim conversas negativas no local de trabalho.

- Aconselhe o colega a determinar qual a principal causa do seu negativismo e ajude-o a procurar uma solução: talvez essa passe por uma conversa franca com o chefe ou, em casos mais extremos, implique a mudança de emprego.

- Mesmo os colegas de trabalho mais negativos não podem ser ignorados ou colocados de lado – procure fazer o oposto, ou seja, promover um espírito de equipe para que essa pessoa se sinta parte de um projeto que vale a pena, podendo assim ver o panorama profissional por um outro prisma, mais positivo. Quanto mais ouvidos der a um colega negativo, mais vezes este vai procura-lo para falar sempre do mesmo.

- Evite almoçar ou lanchar com colegas que passam até o tempo de pausa e de descanso a falar negativamente sobre tudo o que esteja relacionado com o trabalho. É a maneira mais fácil de entrar na conversa negativa e de estragar um dia de trabalho que até estava a correr bem.

- Se o problema persistir e estiver a afetar seriamente o seu e o trabalho da restante equipe, outra solução pode passar por falar diretamente com o chefe – para que este possa tomar uma atitude para com o colega em questão.

- Mantenha-se focado nos seus objetivos profissionais e tente não deixar-se influenciar pelo negativismo de outros colegas de trabalho. Dentro do possível, responda sempre ao pessimismo com energia positiva – se não conseguir contagiar a outra pessoa, pelo menos pode ser uma chamada de atenção para a forma como estão se comportando ou então podem mesmo deixar de ter esse tipo de conversa com você. Rodeie-se de colegas positivos, que contribuem para um bom ambiente de trabalho.

- Por vezes, os ambientes negativos persistem e dificilmente mudam porque as pessoas não querem ou simplesmente não sabem mudar. Fazer um esforço para motivar e animar colegas negativos pode ser uma boa ação da sua parte, mas não é a sua responsabilidade, nem é algo com o qual tenha de lidar diariamente. Se sentir que o ambiente de trabalho negativo dificilmente vai mudar, considere outras perspetivas profissionais como pedir transferência para outro departamento ou filial; ou mesmo mudar de emprego.

Fonte: picaroponto.com