Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de outubro de 2011

6 formas de manter a produtividade durante uma crise pessoal


Existe uma linha ténue entre a vida pessoal e a vida profissional – se é verdade que levamos muitas vezes o trabalho para casa, o inverso também é bastante comum. Os problemas do dia a dia podem interferir
negativamente com as obrigações laborais, por isso, é crucial saber manter a produtividade, mesmo no meio de uma crise pessoal.
  1. Entregue-se ao trabalho. Não há melhor forma de esquecer (nem que seja por algumas horas) um problema pessoal e manter os níveis de produtividade elevados, do que mergulhar por completo no trabalho. Pode parecer um contrassenso porque os seus pensamentos estão em outros assuntos, mas a verdade é que ao concentrar-se 100% num projeto, não só evita pensar naquilo que está te incomodando, como assegura que o seu trabalho fique feito e bem feito. Experimente. 
  2. Guarde os assuntos pessoais para si. Quando algo vai mal na sua vida – o fim de uma relação, problemas financeiros, uma doença na família – não precisa chegar ao escritório e anunciar isso a todos aqueles que estiverem por perto. Por mais que custe, chegue ao escritório da forma habitual, camuflando da melhor forma possível a sua tristeza ou frustração. Desabafar sobre a sua crise pessoal com cada um dos colegas vai roubar-lhe tempo e energia, o que irá refletir na sua produtividade. Além disso, passará o dia respondendo perguntas como “você está bem?” ou “precisa de alguma coisa?”. Em vez disso, e se achar realmente necessário explicar o que está passando, converse apenas com um ou dois colegas mais chegados, na hora do almoço ou na hora do café.
  3. Pausas retemperadoras. Se as pausas ao longo de um dia de trabalho são essenciais quando tudo corre bem, são ainda mais importantes quando estamos à beira de um ataque de nervos. Se o trabalho não está rendendo e só consegue pensar na sua amiga que está prestes a ser operada, pare, respire fundo e faça uma pausa: vá ao banheiro e molhe o rosto com água fria, veja um vídeo divertido no YouTube (rir é sempre um bom remédio!),saia na  rua para respirar um pouco de ar fresco, faça um lanche saudável. Depois, volte ao seu posto e recomece. A produtividade agradece. 
  4. Tenha cuidados redobrados. Enquanto não conseguimos resolver ou ultrapassá-los, os problemas pessoais não nos saem da cabeça e podem até ser fonte de lapsos, mal entendidos ou até erros profissionais. Tente evitar isso ao máximo, tendo cuidado redobrado durante uma crise pessoal – verifique os emails duas vezes antes de enviar, anote tudo aquilo que não conseguir resolver no momento para rever mais tarde, deixe assuntos mais complexos para o dia seguinte, peça a opinião de outro colega, delegue tarefas a terceiros se for necessário. Assim você evitará problemas adicionais e trabalho duplicado – algo muito fácil de acontecer quando se vive uma crise pessoal.  
  5. Fazer trabalho repetitivo. Se recebeu uma notícia pessoal indesejada e a última coisa em que consegue pensar é no relatório de contas que tem que finalizar, porque não fazer outro tipo de trabalho? A concentração é escassa quando somos confrontados com uma crise pessoal, por isso, nessa hora prefira fazer tarefas repetitivas ou mecânicas como enviar emails, atualizar uma base de dados, organizar documentos ou fazer pesquisas. Uma boa alternativa para assegurar a produtividade, mesmo num dia improdutivo.
  6. Planejar um momento agradável para o final do dia. Sobreviver a um dia de trabalho no meio de uma crise pessoal pode parecer uma missão impossível, mas não é. Uma boa forma de manter a produtividade, mesmo quando a única coisa que você tem vontade de fazer é esconder-se debaixo da mesa e chorar, passa por planejar algo agradável para o final do dia. Uma recompensa pós-trabalho pode ser exatamente aquilo que você precisa para ajudar a chegar ao final do dia e fazer o que tem de fazer sem grandes contratempos. Algumas ideias incluem marcar um drink ou um jantar com um amigo, uma sessão de cinema, uma corrida no parque da cidade, fazer compras, uma massagem, encomendar pizza para o jantar – seja o que for, vai ajudar bastante.
Fonte: Picaroponto.com