Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

18 de dezembro de 2014

6 razões para fazer pausas no trabalho

Cada dia de trabalho é longo e atarefado, ao multiplicar por cinco, parece que a semana nunca mais chega ao fim. Imersos em toneladas de afazeres, não temos tempo para parar, mas passamos a hora do expediente a olhar repetidamente para o relógio. Respire fundo, relaxe e faça uma pausa… para o bem do seu trabalho.  
  1. Descansar a mente. Quando a preguiça pós-almoço chega sem avisar e ameaça deitar por terra todo o trabalho que você tem pra terminar, está na hora de parar. Ninguém consegue estar a 100% constantemente e, tal como precisamos dormir à noite para recuperar energias, também temos de fazer pausas durante o dia. Parar para descansar é igual a parar para repor energias – algo essencial para um dia de trabalho produtivo, criativo e bem-sucedido. Levante-se, estique as pernas, espaireça, converse, ria, coma qualquer coisa, beba qualquer coisa, procure silêncio, procure agitação… para recomeçar da melhor forma possível.
  2. Descansar a vista. Tão importante como descansar a mente é descansar a vista, principalmente para quem passa o dia sentado em frente a um computador. Forçar demais a vista pode trazer problemas de visão, dores de cabeça/enxaquecas, cansaço e irritabilidade – todas elas inimigas de um trabalho bem executado. Quando sentir a vista cansada, pare e afaste-se do computador durante algum tempo, evitando mesmo outras atividades que requerem a vista, como ler ou escrever. Faça outra coisa, como fechar os olhos e ouvir um pouco de música, dar um telefonema, ir almoçar mais cedo, lanchar ou simplesmente ir um pouco até a janela e ver o mundo lá fora. Os seus olhos agradecem.
  3. Momento de inspiração. Por vezes, quando passamos muito tempo em torno da mesma tarefa, pode parecer que não estamos acertando e, pior, que nunca mais a vamos terminar. Pôr essa tarefa de lado e fazer uma pausa pode ser a melhor maneira de obter a inspiração que precisa para concluir aquilo que tem em mãos. Algo tão simples como tomar um pouco de ar fresco, tomar um café, fazer alguma pesquisa online ou folhear uma revista pode ser exatamente o que necessita para voltar a sentir-se inspirado.
  4. Aliviar o stress. Quando a tensão toma conta do escritório e estão todos à beira de um ataque de nervos – incluindo você – o melhor que tem a fazer é parar. Faça uma pausa – na sua sala ou longe dela – e reavalie a situação. As pausas ajudam a pôr as coisas em perspetiva, evitando palavras, ações ou decisões precipitadas. Quando voltar, verá a situação ou o trabalho que tem à sua frente de outra forma, certamente mais positiva. Além de serem um tónico para a saúde física, as pausas são ainda cruciais para a saúde emocional e psicológica. 
  5. Fazer o tempo passar mais depressa. Saber que a determinada hora vai fazer uma pausa, obriga-o a concentrar-se para poder adiantar ou terminar aquilo que está fazendo – pode ser um desafio colocado a si mesmo que funciona, simultaneamente, como uma motivação. Depois da pausa, desafie-se novamente, tendo a hora de saída como prazo limite. Além de fazer mais em menos tempo, a sua concentração e a pausa farão com que o tempo passe mais depressa. 
  6. Evitar o cansaço extremo. Trabalhar oito ou mais horas por dia sem fazer uma única pausa não é saudável, pode ser contraprodutivo e é a melhor maneira de entrar num esgotamento, que não será benéfico nem para a sua carreira, nem para a sua vida pessoal. Mesmo os workaholics precisam de pausas e todos precisamos saber reconhecer quando é oportuno parar 5 ou 10 minutos. A bem da sua saúde e sucesso profissional, faça das pausas uma parte da sua agenda, todos os dias.
Esses são processos que grandes empresas no mundo já perceberam os benefícios, como o exemplo do próprio Google, veja nesse artigo.

Fonte: Picaroponto