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17 de dezembro de 2014

Como motivar vendedores sem usar dinheiro

Quando uma equipe de vendas chega ao fundo do poço; o dinheiro, por si só, não consegue resgatar a auto-estima e o entusiasmo que os vendedores precisam. É necessário algo mais e isso se chama motivação
. Existem várias formas de motivar vendedores e, praticamente, não se utiliza dinheiro, pois ele raramente é o que move um vendedor.

Abaixo indico três dos seis fatores para motivar vendedores sem dinheiro: competição, comemoração e clima de vendas. Fatores fundamentais para ter sucesso em vendas, sem custo. Apenas idéias, apesar do dinheiro ajudar muito.

1. O fator competição

O fator competição é um dos mais importantes em vendas.


Um cavalo de corrida nunca corre o quanto é capaz, quando está sozinho. Coloque-o para competir com outro cavalo e o verá dar o máximo de si. Assim são os vendedores.

Numa campanha de vendas deve haver disputas, campeonatos, etc. Isso funciona muito com os vendedores. Certa vez, em uma empresa, nos fantasiamos, metade dos vendedores de índios e a outra metade de "cowboys". A disputa fez os vendedores darem o máximo de si e nunca a empresa vendeu tanto como naquele período! O sabor da competição mexe muito com os vendedores. Por isso, não desperdice esse fator motivacional.

2. O fator comemoração

O fator comemoração é fundamental.


Deve-se comemorar cada venda, cada resultado. O fator comemoração é tão importante, mas é uma pena que ainda muitas empresas não o descobriram. Existem estilos diferentes de comemoração. Há empresas mais agressivas, que usam em seus festejos: buzinas, sinos ou pandeiros. Outras, mais discretas, comemoram com bater de palmas ou com uma música.

Não importa! Seja uma cornetinha, uma buzina ou uma catraca, se é com gritos ou palmas. O necessário é comemorar todas as vendas com criatividade e alegria e assim criar um clima gostoso para se trabalhar, mas o mais importante, só os motivados vendem. Não dá mais para ter um vendedor desanimado na empresa.

3. O fator ambiente

Muita atenção a ele! É importante evitarmos o "clima negativo". Ambiente de vendas negativo e contaminado não produz, por isso devemos motivar os vendedores contra ele.


A empresa pode ter o melhor produto com o menor preço, mas caso sua equipe de vendas estiver desmotivada, não venderá. Por isso, é preciso fazer uma blindagem em sua equipe de vendas, proteger os vendedores contra a crise e comentários negativos.

Coloque uma faixa em seu departamento de vendas com a frase "Aqui, proibida a entrada de crises, fofocas e pessoas negativas. Aqui é lugar de gente positiva que quer vender e ganhar dinheiro!"

Caro(a) colega, como está a competição, a comemoração e o clima em sua empresa?

Por: Cesar Frazão
Fonte: www.cesarfrazao.com.br