Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

8 de dezembro de 2014

5 coisas produtivas para fazer no final de cada dia de trabalho

A produtividade e o sucesso profissional dependem de vários fatores, mas existe um que se destaca de todos os outros: método de trabalho. A forma como trabalhamos – de forma disciplinada ou indisciplinada
– pode ditar o sucesso ou o fracasso no mundo do trabalho. Um bom método de trabalho requer organização e para começar bem cada dia de trabalho é importante incutir estes 5 hábitos no final do expediente, de segunda a sexta-feira.


  • Arrumar a secretária. O dia foi longo e você só pensa em sair correndo do escritório para poder ir para casa descansar ou ir jantar fora para descontrair, mas não vá sem arrumar a sua secretária. Antes de ir, faça questão de organizar a sua mesa, colocando tudo no seu devido lugar. Assim, além de ser recebido por um escritório arrumado na manhã seguinte, não terá de perder os primeiros minutos do dia a procurar este ou aquele relatório, tendo de começar o dia arrumando a mesa em vez de trabalhar.

  • Esvaziar o inbox. Até ao final do expediente, assegure-se de esvaziar a sua caixa de e-mail, respondendo aos e-mails que lhe dizem diretamente respeito e encaminhando aqueles que necessitam de ser vistos por outras pessoas. Ao verificar os e-mails que recebe até ao final de cada dia estará evitando a acumulação de trabalho para o dia seguinte. Enfrentar um inbox atolado de mensagens logo pela manhã pode não ser a forma mais produtiva de começar um dia de trabalho. 

  • Analisar a agenda. Antes de sair do escritório no final de cada dia crie o hábito de rever a sua agenda para assegurar que nenhuma tarefa importante ficou por cumprir ou que nenhum evento ficou esquecido. Se fizer isto diariamente, pode evitar prazos não cumpridos, o esquecimento de telefonemas importantes ou outros compromissos previamente agendados. Aproveite para dar uma olhada na agenda a médio-longo prazo para ter uma ideia de como vão ser os próximos dias ou semanas.

  • Planejar o dia de amanhã. Guarde alguns minutos do final do seu dia para planejar o dia seguinte – o que tem de fazer? O que é prioritário? Vai ter alguma reunião? Não descuide de qualquer pormenor e anote tudo na sua agenda ou então elabore uma lista de todas as tarefas que tem para executar no dia seguinte – assim, é só chegar, começar logo a trabalhar e ir riscando os afazeres da sua lista, sem perder tempo ou ritmo de trabalho.
  1. Preparar o dia de amanhã. Mesmo depois de ter fechado a porta do escritório e ter entrado na porta de casa, existem algumas coisas produtivas que você ainda pode fazer no final do dia com o objetivo de começar bem o dia seguinte. Prepare tudo o que precisa na noite anterior – roupas, acessórios, calçado, documentos, notebook, almoço – para de manhã poder acordar lentamente, tomar um bom café da manhã e sair de casa com tempo e sem stress. Reveja ainda mentalmente o dia que lhe espera amanhã – preparar-se física e psicologicamente no final do dia para o dia seguinte é uma das melhores formas de enfrentar cada dia de forma positiva e produtiva. Por último? Relaxe e durma bem!
Fonte: Picaroponto.com