Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

9 de dezembro de 2014

Como promover o espírito de equipe no trabalho



O sucesso de qualquer empresa está, não só na qualidade dos seus produtos e serviços, mas também nas pessoas que trabalham diariamente para faze-la crescer. Embora o trabalho individual tenha os seus benefícios, as empresas perceberam
que não há nada como o trabalho de equipe. Em geral, produz melhores resultados e necessita de menos orientação. Agora, conseguir que isso aconteça pode não ser tão fácil como aparenta, daí a importância de saber promover o espírito de equipe, principalmente se você tem um cargo de chefia.
  • As linhas da comunicação

As linhas da comunicação devem estar sempre abertas, ou seja, cada colaborador deve estar à vontade para falar sobre o que quer que seja com qualquer outro elemento da equipe, inclusive, o líder. O líder, por sua vez, deve assegurar que toda a equipe esteja ciente dos objetivos, normas e visão da empresa. Só uma equipe que compreende, na íntegra, a meta de uma empresa é que pode realmente concretizá-la. Adicionalmente, deve reforçar a importância do trabalho em equipe sempre que haja uma reunião, formação ou mesmo em momentos menos formais, como a pausa para café ou o almoço. Os colaboradores gostam sempre de saber que foi o seu esforço coletivo que contribuiu para o melhor ano na história da empresa, por exemplo.
  • Um bom ouvido

Uma das características mais importantes que um líder deve ter na hora de motivar o espírito de equipe no escritório ou qualquer outro ambiente de trabalho é a capacidade de ouvir. Ter a sua porta sempre aberta para ouvir as opiniões, desabafos e dificuldades dos colaboradores é essencial porque aqueles funcionários que se sentirem mais confortáveis com a equipe e com o seu líder terão uma maior probabilidade de se manterem leais e motivados com o departamento e com a empresa. Estar atento ao feedback da equipe e agir de acordo com o mesmo é igual a aumentar os níveis de satisfação e, por consequência, de entrega e produtividade da mesma.
  • Promover a confiança

Sempre que possível, deve demonstrar a segurança que tem nas competências individuais e colectivas da sua equipe de trabalho, depositar a sua total confiança nos seus colaboradores reproduzirá o mesmo efeito neles, ou seja, aumentará a sua própria auto confiança e vontade de fazer mais e melhor. Promover a confiança é estimular um ambiente de trabalho criativo e uma equipe mais do que motivada.
  • Obstáculos que desafiam

Embora possam ter, à primeira vista, uma conotação negativa, a verdade é que existem obstáculos ideais para promover o espírito de equipe. Um prazo apertado ou um projeto inovador para a empresa, por exemplo, são obstáculos aliciantes porque desafiam as pessoas a darem o seu melhor. Para além disso, estas “provas de resistência” geram uma interdependência que fortalece a colaboração ativa e saudável entre os membros da equipe. Em proporções certas, os obstáculos são ferramentas poderosas para unir um grupo de pessoas em torno do mesmo objetivo.
  • Recompensas merecidas

Quem não gosta de um prêmio? De ser reconhecido por um trabalho bem executado? Seja um bônus monetário, um dia de folga ou um elogio verbal, o reconhecimento de um trabalho bem feito é um dos maiores motivadores existentes no mundo profissional. É igualmente importante louvar as prestações individuais, assim como a equipe no seu todo.
  • Atividades extracurriculares

O espírito de equipe também pode ser promovido e fortalecido fora do escritório, ou seja, a empresa pode organizar um passeio anual ou bianual onde junta-se os colaboradores num sábado à tarde para descontraírem ou, porque não, para participarem em atividades radicais (por exemplo, rafting ou paintball) ou outros jogos de equipe (por exemplo, uma partida de futebol ou mesmo exercícios de “team building”), onde o esforço coletivo é necessário e, entre uma pitada de diversão, sairá com certeza reforçado.  

Autor: Jonathan
Fonte: picaroponto.com