As mudanças e adaptações no varejo competitivo
e gerir as empresas.
Com a reorganização do mercado, o crescimento da concorrência globalizada assume grande proporção, e por vezes, dificulta a permanência no mercado de estruturas menores formadas por Micro e Pequenas Empresas.
Utilizando-se do seu poder de barganha na hora de adquirir produtos junto aos fornecedores, os novos “players” e redes de varejo desenvolvem campanhas de comercialização agressivas e podem praticar margens de lucros menores, fruto da rotatividade dos produtos e da comercialização de produtos afins.
No pequeno varejo, já morreu ou está a caminho, a loja que está estocando sem vender, comprando mercadorias que não giram ou precificando seus produtos só com base nos cálculos de formação dos preços de venda.
Mais profissionais e competitivas, as redes varejistas de hoje mantêm em suas estruturas funcionários específicos para treinamento, psicólogos para dar suporte e selecionar colaboradores, além de empresas de consultorias terceirizadas que se especializaram na prestação de serviço e treinamento para gerentes, supervisores e vendedores.
O cliente de hoje é bem informado e consciente dos seus direitos como consumidor, exigindo um atendimento qualificado. As lojas que sobreviveram ou surgiram nos últimos tempos, tiveram que se adaptar a este novo cenário.
O consumidor do século XXI, pressionado pela falta de tempo, anseia cada vez mais por conveniências. A ampla oferta de crédito, serviços e produtos são a base do novo conceito de varejo que vem abocanhando a maior fatia do mercado.
Os espaços, além de informatizados, agora estão sendo ocupados por lojas que cuidam muito bem das suas marcas, fachadas, vitrines, iluminação, layout e merchandising. A loja que não está informatizada perde cada vez mais espaço. Sem sistemas de informações, é grande o risco das decisões serem tomadas ouvindo-se somente as emoções.
Os consumidores querem cada vez mais novidades quando passam em frente às vitrines, exigindo profissionais eficientes nos setores de compras e no atendimento aos clientes. Por outro lado, a escassez de recursos e os custos, aliados a um consumidor que quer sempre novidades, exigem uma administração competente dos estoques e do giro das mercadorias.
A loja que vende apenas produtos vai perder espaço para a que se propõe a vender moda, atendimento, crédito e serviços. A época em que a coleção de verão ou de inverno era comprada para toda a estação, ficou para trás. A regra do jogo é comprar todos os meses, já que as fábricas estão sempre lançando novas coleções ou reforçando as coleções com novidades. Hoje o desafio do varejo é ser ágil na reposição, com estoque enxuto e atual. O espaço agora é das lojas informatizadas, que mantêm uma eficiente gestão de estoques e vendem moda (Não se referindo apenas a roupas!) com total domínio das tendências de mercado e de gosto do seu público-alvo.
Por: Soeli de Oliveira
Fonte: www.varejista.com.br
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