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6 de maio de 2015

8 critérios para a seleção de Fornecedores


Com o fim do ano chegam as festas, e também a hora de sua empresa se planejar para o próximo ano. Além de rever gastos e contratos, é importante reavaliar aqueles que são os seus parceiros de negócios: os fornecedores e prestadores de serviços
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Contratar um fornecedor não deve representar apenas a aquisição de mais um produto ou serviço em sua empresa, mas sim uma estratégia de gestão, pois trará impactos na qualidade dos produtos e serviços de sua empresa, e com isso na rentabilidade do seu negócio.

Se reduzir os riscos e maximizar o valor agregado aos produtos e serviços de sua empresa é o seu objetivo, a seleção de bons fornecedores vem a ser um dos grandes trunfos para que isso aconteça.
Quais os critérios para a seleção de bons fornecedores?

Critérios de seleção podem variar de acordo com o produto ou serviço contratado, ou o ramo de atividade do contratante. Apesar disso, existem alguns critérios gerais que servem como base, e que devem sempre ser utilizados pelas empresas no momento da contratação. São eles:

1 - Competências essenciais: vêm a ser os recursos exclusivos de um fornecedor, seus pontos fortes e estratégicos, como uma equipe de trabalho bem treinada e flexível, instalações bem localizadas, know-how mercadológico e seus sistemas e tecnologias. Parece óbvio, mas o conjunto dessas competências nos permite esperar dos fornecedores soluções inovadoras e o aperfeiçoamento contínuo dos processos de produção;

2 - Qualidade dos produtos e serviços: é essencial que uma empresa conheça qual a qualidade dos produtos e serviços dos fornecedores que pretendem contratar. Ter um feedback de outras empresas que já usufruíram dos mesmos produtos e serviços seria uma forma mais rápida de comprovar essa qualidade;

3 - Agilidade e flexibilidade: fornecedores que demonstram agilidade no atendimento e flexibilidade na produção tendem a ter maior capacidade de compreender e se adequar as necessidades da sua empresa, proporcionando um melhor desempenho;

4 - Cumprimento dos prazos: os fornecedores devem ter e demonstrar seriedade e comprometimento com os prazos, além de segurança e confiabilidade na entrega de um pedido ou na prestação de um serviço. Executar sempre o combinado na entrega ou na prestação, e cumprir rigorosamente com os prazos são diferenciais que devemos cobrar sempre de nossos fornecedores;

5 - Preço: nem sempre o preço mais barato é a melhor opção, pois em muitos casos isso representa produtos e serviços de baixa qualidade. Devemos sempre nos preocupar com o custo-benefício: pagar um pouco mais por um produto ou serviço que terá uma maior durabilidade ou rendimento pode ser o melhor negócio para nossa empresa;

6 - Estabilidade financeira: é importante ter certeza de que nossos fornecedores possuem uma boa “saúde financeira”, pois disso poderá depender o cumprimento dos prazos e até mesmo a qualidade do serviço. É preciso ter a confiança de que os fornecedores que contratamos hoje ainda existirão amanhã.

7 - Especificações técnicas e normas administrativas: é importante que nossos fornecedores sejam empresas preocupadas com o atendimento das especificações técnicas, das normas de segurança no trabalho e em seus produtos e serviços, assim como sejam empresas legalmente constituídas. Exija sempre a legalidade dos fornecedores em todos os níveis;

8 - Sustentabilidade: hoje é imprescindível que as empresas possuam uma consciência sustentável, e estejam preocupados com os impactos ambientais na produção de bens e serviços, assim como o descarte e o reaproveitamento de materiais. Também faz parte do desenvolvimento sustentável a preocupação com o bem-estar e com a satisfação dos seus funcionários, que são os executores diretos da prestação de serviço.

A responsabilidade da seleção de fornecedores

Selecionar fornecedores é um trabalho sério. Aquele que for desempenhar esse papel precisará de conhecimentos em todos os processos necessários, assim como tempo hábil para pesquisar e comparar constantemente diversas empresas. A escolha equivocada de um fornecedor pode prejudicar a sua empresa em diversos aspectos, desde a qualidade dos seus produtos e serviços até a relação com os seus clientes.

Fonte: omelhorfornecedor.com.br