8 critérios para a seleção de Fornecedores
Com o fim do ano chegam as festas, e também a hora de sua empresa se planejar para o próximo ano. Além de rever gastos e contratos, é importante reavaliar aqueles que são os seus parceiros de negócios: os fornecedores e prestadores de serviços
.
Contratar um fornecedor não deve representar apenas a aquisição de mais um produto ou serviço em sua empresa, mas sim uma estratégia de gestão, pois trará impactos na qualidade dos produtos e serviços de sua empresa, e com isso na rentabilidade do seu negócio.
Se reduzir os riscos e maximizar o valor agregado aos produtos e serviços de sua empresa é o seu objetivo, a seleção de bons fornecedores vem a ser um dos grandes trunfos para que isso aconteça.
Quais os critérios para a seleção de bons fornecedores?
Critérios de seleção podem variar de acordo com o produto ou serviço contratado, ou o ramo de atividade do contratante. Apesar disso, existem alguns critérios gerais que servem como base, e que devem sempre ser utilizados pelas empresas no momento da contratação. São eles:
1 - Competências essenciais: vêm a ser os recursos exclusivos de um fornecedor, seus pontos fortes e estratégicos, como uma equipe de trabalho bem treinada e flexível, instalações bem localizadas, know-how mercadológico e seus sistemas e tecnologias. Parece óbvio, mas o conjunto dessas competências nos permite esperar dos fornecedores soluções inovadoras e o aperfeiçoamento contínuo dos processos de produção;
2 - Qualidade dos produtos e serviços: é essencial que uma empresa conheça qual a qualidade dos produtos e serviços dos fornecedores que pretendem contratar. Ter um feedback de outras empresas que já usufruíram dos mesmos produtos e serviços seria uma forma mais rápida de comprovar essa qualidade;
3 - Agilidade e flexibilidade: fornecedores que demonstram agilidade no atendimento e flexibilidade na produção tendem a ter maior capacidade de compreender e se adequar as necessidades da sua empresa, proporcionando um melhor desempenho;
4 - Cumprimento dos prazos: os fornecedores devem ter e demonstrar seriedade e comprometimento com os prazos, além de segurança e confiabilidade na entrega de um pedido ou na prestação de um serviço. Executar sempre o combinado na entrega ou na prestação, e cumprir rigorosamente com os prazos são diferenciais que devemos cobrar sempre de nossos fornecedores;
5 - Preço: nem sempre o preço mais barato é a melhor opção, pois em muitos casos isso representa produtos e serviços de baixa qualidade. Devemos sempre nos preocupar com o custo-benefício: pagar um pouco mais por um produto ou serviço que terá uma maior durabilidade ou rendimento pode ser o melhor negócio para nossa empresa;
6 - Estabilidade financeira: é importante ter certeza de que nossos fornecedores possuem uma boa “saúde financeira”, pois disso poderá depender o cumprimento dos prazos e até mesmo a qualidade do serviço. É preciso ter a confiança de que os fornecedores que contratamos hoje ainda existirão amanhã.
7 - Especificações técnicas e normas administrativas: é importante que nossos fornecedores sejam empresas preocupadas com o atendimento das especificações técnicas, das normas de segurança no trabalho e em seus produtos e serviços, assim como sejam empresas legalmente constituídas. Exija sempre a legalidade dos fornecedores em todos os níveis;
8 - Sustentabilidade: hoje é imprescindível que as empresas possuam uma consciência sustentável, e estejam preocupados com os impactos ambientais na produção de bens e serviços, assim como o descarte e o reaproveitamento de materiais. Também faz parte do desenvolvimento sustentável a preocupação com o bem-estar e com a satisfação dos seus funcionários, que são os executores diretos da prestação de serviço.
A responsabilidade da seleção de fornecedores
Selecionar fornecedores é um trabalho sério. Aquele que for desempenhar esse papel precisará de conhecimentos em todos os processos necessários, assim como tempo hábil para pesquisar e comparar constantemente diversas empresas. A escolha equivocada de um fornecedor pode prejudicar a sua empresa em diversos aspectos, desde a qualidade dos seus produtos e serviços até a relação com os seus clientes.
Fonte: omelhorfornecedor.com.br
2 comentários:
Muito interessante esses artigos! Sou formada em comunicação mas atualmente faço parte do departamento de compras da minha empresa. E esses artigos estão sendo muito úteis.
12 julho, 2011Não deixem de atualizar sempre, vou divulgar!
Muito obrigado! Todos os dias postamos um artigo novo! Fique a vontade para deixar seus comentários, dicas e críticas. Um abraço!
12 julho, 2011Postar um comentário