Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

8 de maio de 2015

Acidentes acontecem.


Acidentes e imprevistos acontecem na vida e também nas empresas e varejo em geral. Alguns são obras do acaso incontroláveis, porém existem aqueles que podem ser evitados, que geralmente são relacionados à ocorrência de erros humanos e falta
de manutenção nos equipamentos e processos.


Apesar da intensa utilização da tecnologia de ponta em algumas empresas e setores, é fundamental que as empresas tenham uma visão estratégica sobre operações realizadas por máquinas e controladas por softwares, devido a complexidade dos sistemas envolvidos.


De acordo com o engenheiro mecânico e consultor da Aremas, Celso Luiz Figueiroa, uma forma de garantir maior segurança aos processos é através dos estudos de engenharia de confiabilidade, que garante a revisão de procedimentos e análise dos riscos envolvidos nas tarefas, reduzindo a ocorrência de possíveis falhas e aumentando a lucratividade.


A preocupação com a confiabilidade humana deve ser incorporada pela política das empresas, através do Sistema Integrado de Garantia (Qualidade, segurança, meio ambiente, saúde),da análise de como as tarefas mais críticas são realizadas, identificando as restrições as quais o trabalhador que as executa é submetido e de métodos de avaliação de falhas, aumentando a confiabilidade em procedimentos aplicados à indústria.


Além da prevenção de acidentes, os métodos de confiabilidade humana também auxiliam na gestão econômica e redução de gastos. Figueiroa conta que, em 2009, em trabalho com a Petrobrás Refino, da Bahia, os estudos sobre os efeitos humanos na manutenção e operação de bombas centrífugas levaram à redução dos custos de manutenção superior à 40%, devido a mudanças na forma de trabalhar e medir os componentes e na comunicação entre as equipes envolvidas.

Autor: Isabela
Fonte: Artigonal.com