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18 de junho de 2013

Teste A/B no email marketing. Como funciona e por que é importante?




O teste A/B no email marketing é uma das principais ferramentas de refinamento de estratégias neste canal e focando a experiência do usuário e melhorar a taxa de retorno, a Virtual Target, plataforma da envio de e gestão de email marketing,
apresenta algumas dicas para a realização de testes A/B.

Esses testes são capazes de identificar qual o melhor método de envio do email marketing, trazendo maior taxa de entrega e aproveitamento. 

Aplicando o teste A/B

O Teste A/B é um método de teste de marketing que consiste em selecionar várias amostras do público e aplicá-las em situações diferentes a fim de melhorar as taxas de retorno. A realização do teste A/B no e-commerce já é uma rotina para o refinamento do layout de lojas virtuais. Mas além dessa aplicação, o teste A/B também é largamente utilizado em diversas situações do marketing inclusive no email marketing também.

Antes de enviar o email marketing para toda a base de contatos, pense em dois ou três títulos de assunto (subjects) diferentes. Pegue a base e retire uma amostra equivalente a 10% dela.

Depois, divida essa amostra em três partes iguais. Faça três envios de email selecionando um subject para cada uma delas. O envio que der maior retorno tem o subject que chama mais atenção. Use esse subject que apresentou a melhor taxa de abertura, maior número de cliques ou visualizações para enviar ao restante da base.

Determinando a metodologia conforma a base de envio

Se a base de contatos for muito grande, fazer a manipulação da mesma como mencionado acima não é aconselhável. Utilize segmentações a partir dos clicks de cada contato ou pergunte o que cada um quer receber. E crie um ID do contato (número de identificação) para organizar melhor.

O teste de subject é uma das situações na qual o teste A/B pode ser aplicado. Também é possível aplicar o mesmo conceito para escolher o melhor dia da semana, do mês, horário, ou mesmo para escolher a promoção que poderá ter o maior destaque na mensagem do email marketing. Abuse do teste A/B  para e-mail marketing e tome decisões embasadas em resultados reais.

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FONTE: BLOG DO E-COMMERCE

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