Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

31 de janeiro de 2013

6 mitos sobre email marketing que atrapalham seus resultados



E-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes de aumento de tráfego e vendas, mas há muitos equívocos sobre como fazer um bom lançamento de email marketing. 

Muitas empresas não enviam e-mails marketing suficientes
- e os que enviam raramente são abertos. Aqui estão alguns dos mitos que podem ficar em seu caminho para se tornar um lançador de email marketing incrível.



Mito 1: Se você enviar um monte de e-mails, você vai irritar seus clientes

Em nossos extensos testes, descobrimos que enquanto o assunto do email seja novo e variado, e não traga aquele sentimento de spam, é quase impossível enviar muitos e-mails a seus clientes. Sim, algumas pessoas podem cancelar, mas o impacto que você causa supera de longe a perda de alguns assinantes.

Além disso, você pode reduzir o número de unsubscribes dando aos clientes uma opção para reduzir o número de e-mails que recebem, em vez de cancelar completamente. Por exemplo, a nossa página de redução de frequência nos ajuda a reter mais do que 10 por cento das pessoas que queriam cancelar o recebimento.

Mito 2: Você não deve enviar o mesmo e-mail duas vezes

Nós sempre enviamos o mesmo e-mail duas vezes. Mas com uma pequena mudança: cada e-mail que enviamos é seguido 48 horas depois pelo que chamamos de reemail. Basicamente, é o mesmo conteúdo, mas com o assunto de email diferente. Enviamos remails apenas para os clientes que não abriram o primeiro e-mail.

Descobrimos que muitas vezes o remail pode dobrar nossos resultados (vemos um aumento de 60 por cento, em média). E tudo sem o esforço de escrever mais cópias ou projetar um segundo e-mail.

Mito 3: Os e-mails devem ser curtos e doces

Alguns clientes querem rolar a página e saber mais ou ver outros conteúdos, então lhes dê o que eles querem. Adicione uma linha de "best-sellers", novos produtos, depoimentos de clientes, ou outras informações úteis.

Mito 4: Você sempre deve criar layouts novos

Alguns dos melhores desempenhos são e-mails que já foram enviados. Não há sentindo em reinventar a roda! Rotineiramente volte e olhe os melhores e-mails mandados a 4-6 meses atrás. Reformule seu conteúdo e envie-os. Os clientes não vão se lembrar, e isso é uma ótima maneira de complementar a cópia criativa, com muito menos esforço ou suco criativo.

Mito 5: Você precisa de um assunto de email descritivo

Na verdade, a menos que você está oferecendo algum tipo de venda ultrajante, da que as pessoas simplesmente não conseguem resistir, assuntos de email longos e muito descritivos costumam não dar certo. O que faz bem? Algo criativo, atraente e cativante na linha de assunto. Portanto, sinta-se livre para ser criativo, inteligente e engraçado. Se você fizer as pessoas sorrirem, eles não vão alcançar o botão de descadastramento.

Mito 6: As empresas devem enviar e-mail newsletters

Não é que o clássico boletim mensal é completamente ineficaz, mas o tempo  geralmente gasto em boletins é melhor gasto enviando uma maior frequência de e-mails pequenos. O fato é que as pessoas gostam de informações pequenas e digestíveis, o que significa que seus boletins cuidadosamente elaborados estão sendo lidos bem menos do que você gostaria. Se você gastar esse esforço na criação de mais e-mails com conteúdo mais leve, você vai obter um retorno maior.

FONTE: INC/ Traduzido por Amanda Lisboa

Veja também:

Como planejar uma campanha de email marketing