Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

4 de junho de 2013

6 passos para transformar seu funcionário em líder



Formar bons líderes libera o empreendedor para focar no crescimento da empresa

Ter bons líderes dentro da empresa é fundamental para que a operação funcione melhor e para que o empreendedor possa se afastar das tarefas do dia
a dia para ter uma atuação mais estratégica. 

De vez em quando, surge um “líder nato” na organização e facilita as coisas. Mas, na maioria das vezes, é papel do gestor identificar os profissionais com potencial e ajudá-los a se preparar para a função. 

"Todo profissional tem a possibilidade de se tornar um bom líder. Para isso é preciso desenvolver e aprimorar competências técnicas e comportamentais específicas", diz José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching. 

Confira as dicas do especialista para chegar lá: 


1. Identifique o funcionário potencial 

Procure identificar no dia a dia o colaborador com características de liderança. Entre essas habilidades, se destacam comunicação assertiva, comprometimento, busca por evolução contínua, criatividade, conhecimentos sobre os processos internos de trabalho, capacidade para lidar com situações de estresse e pressão e capacidade de transformar situações difíceis em oportunidades de crescimento. 


2. Avalie o grau de confiabilidade do candidato 

Encontrou alguém com um conjunto propício de características? O próximo passo é descobrir o quão confiável ele é. Um ponto importante a ponderar é se ele sabe trabalhar bem em grupo e respeitar suas decisões – liderança não pode ser confundida com autoritarismo nem com insubordinação. 


3. Tenha uma conversa franca sobre os seus planos 

Pergunte ao funcionário se ele gostaria de assumir um papel de liderança e se ele se sente preparado para tal função. Ele também deve ter disposição para aprimorar suas habilidades. 


4. Apresente um plano de carreira 

Para que o investimento que a empresa fará na formação do líder valha a pena, seus anseios pessoais e profissionais devem estar alinhados com os da organização. É importante apresentar um plano de carreira que faça sentido para o profissional. “O futuro líder deve conhecer suas reais possibilidades de crescimento e desenvolvimento da carreira dentro da organização”, diz o especialista. 


5. Prepare-o psicologicamente 

Um cargo de confiança pode gerar certa indisposição com os colegas de trabalho. É importante que o líder se sinta seguro para sair da zona de conforto e arriscar ser excluído pelos colegas. 


6. Invista na formação 

Se está claro que aquele é o profissional certo, é hora de investir na formação. Ofereça cursos de extensão, pós-graduação e treinamentos específicos em liderança. Seu papel é garantir os recursos necessários para se tornar o líder de que você precisa.

Curta nossa página no Facebook!

Fonte: Revista PEGN

VEJA TAMBÉM: