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10 de novembro de 2011

Teste sua capacidade de liderança

Antes de ver as dicas, faça o teste e saiba se você tem perfil para liderança!










Liderar uma equipe nem sempre é tarefa das mais simples. Lidar com os próprios conflitos já dá um bom trabalho. Mas o que fazer para administrar, ainda, os problemas e interesses de um grupo no ambiente profissional? O chefe precisa manobrar muitas questões: ser equilibrado –para não ser rabugento ou condescendente demais– , perceber quando as pessoas estão estimuladas ou não e alinhar funcionários aos objetivos da empresa são algumas das tarefas.


"Liderar significa cuidar de pessoas e desenvolvê-las”, afirma Marco Fabossi, coach, palestrante e escritor. Ele diferencia o papel de gestor do de líder. O primeiro se concentra nos números, nos resultados. O segundo pensa na satisfação e bem-estar de um grupo para alcançar objetivos.


Existe o gestor que não é líder e o líder que não é gestor. Mas uma coisa não funciona sem a outra. "O gestor que é líder não enxerga pessoas como números, mas como potencial”, diz Fabossi. "O gestor tem subordinados e o líder tem seguidores."


Entre outras habilidades, resolver conflitos e buscar soluções que mantenham as relações equilibradas e harmoniosas é fundamental. "Isso acontece através da negociação, do diálogo. Dessa forma, fica mais fácil identificar a origem, a natureza e a amplitude dos problemas. O líder precisa ter essa sensibilidade", afirma Arnaldo Mazzei Nogueira, escritor, coordenador da área de Relações do Trabalho e Recursos Humanos da FEA-USP e professor titular da FEA-PUC.


Saber ouvir é mais importante do que saber falar. "É fundamental", diz o coach Fabossi.  "O bom líder consegue extrair o melhor de cada colaborador, dando autonomia para que tenham suas próprias ideias e liberdade de ação", explica Daniela Correa, consultora de Recursos Humanos da Catho Online. Ela aconselha a prestar atenção em todos os funcionários: os que demonstram desinteresse e os dedicados. Com isso, você fará ajustes de acordo com a necessidade e as características da equipe e da empresa.


  • O que evitar

Veja atitudes que não combinam com uma boa liderança:


Contradição: o discurso combina com as atitudes? Se você pede uma coisa, mas não age de acordo com as suas orientações, não espere que suas exigências sejam atendidas ou que a equipe lhe respeite. Dê o exemplo;


Autoritarismo: cuidado para não ser aquele chefe que cobra, humilha, reclama, mas não aponta soluções e sequer escuta as sugestões dos funcionários;


Paternalismo: evite proteger funcionários. Também procure não ser tolerante demais, com medo de se indispor com as pessoas;


Inflexibilidade: seja maleável. Procure entender seus colaboradores e suas necessidades. Não trate a todos da mesma maneira, como se cada um não tivesse suas particularidades;


Não dá retorno: o líder que não acompanha seus colaboradores e não reconhece seus talentos é um líder ruim. Cuidado para não preocupar-se mais com os processos do que com as pessoas;


Desorganização: um líder deve cumprir prazos, responder e-mails, lembrar do que fala e solicita aos seus subordinados;


Centralização: aprenda a delegar e dar autonomia aos membros da equipe. Perca a mania de achar que você faria melhor ou mais rapidamente;


Conflitos: um cargo de liderança exige que você saiba resolver choques e diferenças entre as pessoas que trabalham com você.

  • Divisão de tarefas

Como dividir bem as tarefas:


É importante ter em mente que delegar atividades não é o mesmo que se livrar delas;


O líder precisa pensar em atividades que possam desenvolver as competências de seus colaboradores e aproveitar suas habilidades e interesses;


Deixe claro qual é o objetivo da atividade e mostre caminhos para que ela seja executada;


Estabeleça prazos e acompanhe, periodicamente, o desenvolvimento da atividade delegada, mas não pegue no pé. Dê espaço para as pessoas trabalharem;


Após pedir uma tarefa, mostre que você está à disposição para auxiliar no que for necessário. E auxilie.


  • Mantenha a motivação

Segredos para manter a equipe motivada:


Esteja atento aos seus funcionários para saber se eles estão satisfeitos ou não. Pessoas satisfeitas trabalham melhor, produzem mais e convivem harmoniosamente com os colegas;


Converse periodicamente com a sua equipe, elogiando o que foi bom e orientando sobre o que pode ser melhorado. Os "feedbacks" devem dar abertura aos colaboradores para que deem a sua opinião sobre o trabalho;


Faça uma pesquisa entre os funcionários para que eles digam com o que estão satisfeitos e o que acham que poderia ser diferente. Em algumas empresas, é possível colocar uma urna para depoimentos anônimos;


Acompanhe o trabalho da sua equipe de perto. É importante que as pessoas percebam que o trabalho delas está sendo visto e avaliado;


Fique atento a detalhes que denunciem a insatisfação das pessoas: faltas e atrasos frequentes, baixa produtividade, falta de participação de atividades em grupo, comentários negativos com outros colaboradores etc.

  • A postura adequada

Líderes precisam adotar uma postura adequada permanente. Veja exemplos:
Ao se candidatar a uma vaga de liderança, desmonstre energia para o trabalho. Se passar a ocupar o cargo, mostre que a empolgação continua. Sua equipe precisa sentir isso;


A persistência, às vezes, é mais importante do que a inteligência. O profissional que não desiste da tarefa até atingir o objetivo desejado é procurado pelas empresas. Lembre-se disso ao assumir uma posição de chefia;


Transmita seu entusiasmo para trabalhar e superar as dificuldades que poderão surgir, tanto para os seus superiores quanto para os que estão sob o seu comando;


Um cargo maior significa mais responsabilidades. O profissional, portanto, deve mostrar que possui preocupação em arcar com as consequências de suas decisões (e das descisões das pessoas que estão abaixo de você);


Quanto mais alto o cargo, maior dedicação será esperada de você. Um bom líder precisa vestir a camisa da empresa;


É importante ter senso crítico para analisar os resultado do seu trabalho. Ao saber onde você está falhando, defina novos objetivos e caminhos para alcançá-lo (com a colaboração da sua equipe).


Autor: Marcelo Duarte Jatobá
Fonte: Uol.com.br