Assessoria de Imprensa - Desenvolvendo um plano de Relações Públicas
Para a maioria das empresas, o ano novo é o momento de avaliação, definição de metas e planejamento estratégico. Quando se trata de relações públicas (RP), é a hora de estabelecer objetivos e formular um plano claroque ajude a empresa a alcançar os melhores resultados possíveis na mídia.
Ao planejar suas atividades de RP, como regra geral, considere um ano inteiro, planeje para seis meses e espere para revisar após três meses. Como a maioria das atividades de negócios, RP requer flexibilidade e o reconhecimento de que as coisas mudam com o tempo. No entanto, há uma série de fatores que fazem uma diferença considerável para o sucesso da empresa se forem levados em conta no estágio inicial.
Avalie e planeje
Primeiro, analise o ano anterior em termos de atividades de RP. Se sua empresa recebeu atenção da mídia no ano passado, revise a cobertura resultante com um olho analítico. Determine os ângulos e discursos que funcionaram bem e resultaram em uma cobertura positiva. Anote quais jornalistas falaram a seu favor e quais não o fizeram. Veja a quantidade geral de cobertura positiva, negativa e neutra que recebeu. Caso tenha assinado um serviço de avaliação de mídia, verifique os resultados de suas campanhas e, se possível, compare seu progresso ao dos concorrentes.
Em seguida, considere as metas gerais de sua empresa e use-as como base para desenvolver suas mensagens para a mídia. O conteúdo e o formato das mensagens devem refletir o que você está tentando alcançar. Elas formarão a estrutura principal de sua atividade de comunicação desse ano.
Finalmente, desenvolva um plano de ataque. Revise o plano da empresa com os olhos de um jornalista – o que interessaria aos clientes ou investidores?
Identifique possíveis oportunidades na mídia que podem ocorrer durante o ano, como lançamentos de produtos, atividades de expansão e novas ofertas de serviços, e desenvolva um calendário que liste os eventos. Se puder, tente organizar grandes eventos para gerar comentários na imprensa. Por exemplo, se sua empresa estiver introduzindo uma nova linha de roupa de praia, marque o lançamento para a primavera a fim de coincidir com o aumento das temperaturas.
Lembre-se sempre de escrever seus objetivos para poder consultá-los durante o ano e avaliar seu sucesso.
Ferramentas e táticas
Depois de traçar os planos para o ano, é hora de considerar as atividades que o ajudarão a alcançar seus objetivos.
- Estabeleça um calendário de divulgação de informações à imprensa para planejar os boletins de imprensa que pretende lançar durante o ano. Talvez você precise revisar esse calendário ao longo do ano, mas ele servirá como uma estrutura inicial para ajudá-lo a se organizar e a focar a geração de notícias.
- Difusão na mídia, na forma de lançamento de reportagens e artigos, ainda é a essência do RP, e a base de qualquer programa de RP é uma lista sólida de mídia. Antes de se envolver em qualquer atividade de RP, pesquise com cuidado e construa um banco de dados com os principais jornalistas. Sua lista deve conter os detalhes de contato das publicações e dos jornalistas que pertencem à sua indústria e ser organizada de acordo com o valor de cada um em termos de alcance do público-alvo.
- Depois de criar a lista, agende horários em seu calendário para a difusão na mídia. Entre em contato com cada repórter individualmente para se apresentar e marcar reuniões informais em que possam discutir as perspectivas de sua empresa e indústria.
- Calendários editoriais de publicações são um veículo excelente de planejamento da exposição na mídia. Pesquise-os para identificar oportunidades de oferecer-se como especialista, contribuir com um artigo ou até sugerir um recurso de sua empresa. Depois de definir sua lista de alvos, comece a entrar em contato com eles o mais rápido possível. A maioria dos canais editoriais tem prazos vários meses antes de suas datas de publicação. Preste atenção nas datas de fechamento para não perder a oportunidade.
- Contribuição em artigos pode ser uma excelente maneira de gerar exposição e estabelecer-se como especialista no seu segmento. Pesquise revistas, jornais e sites para encontrar canais abertos aos seus artigos e entre em contato com o editor para propor um tópico. Lembre-se de verificar se o foco do canal de mídia está em sincronia com os objetivos de sua empresa e se o artigo contém suas mensagens mais importantes.
- Estudos de casos são bastante atrativos para a mídia porque oferecem exemplos reais e tangíveis dos benefícios de seus produtos ou serviços. O desafio do desenvolvimento de estudos de casos é que eles requerem uma participação ativa dos clientes. Portanto fale com seus clientes e pergunte se você pode relatar seus casos de sucesso. Embora tenham que compartilhar suas “histórias de guerra”, eles – e você – terão uma oportunidade de brilhar.
- Oportunidades de discurso constituem outro caminho de geração de exposição. Ao planejar suas atividades de RP do próximo ano, pesquise sobre conferências, exposições e webinários para encontrar oportunidades de indicar seu nome como palestrante ou membro de mesas-redondas. Os benefícios desse envolvimento podem ser enormes, sobretudo para uma empresa em crescimento; contudo, é necessário um planejamento cuidadoso, pois a maioria das oportunidades de discurso é marcada com vários meses de antecedência.
- Blogs e mídias sociais têm se tornado mais populares como ferramentas de comunicação pois oferecem uma maneira de discutir ativamente com um público motivado. Ao pensar nas táticas de RP, não se esqueça de pesquisar os blogs que se relacionam à sua indústria e conhecer os estilos e as personalidades de seus autores. A presença na blogosfera pode incrementar muito a percepção da sua empresa como líder. Mas lembre-se, todo o material publicado em um blog estará aberto a um público amplo e pode iniciar uma linha de discussão que nem sempre concordará com o seu ponto de vista.
- A internet também contém uma série de redes de mídia social, como o del.icio.us e o Digg . Essas redes são usadas para armazenar e compartilhar conteúdos e informações – como artigos – entre os membros. Além disso, se você tiver conteúdos em vídeo que gostaria de compartilhar com os consumidores, familiarize-se com sites de compartilhamento de vídeos como o YouTube.
- Planejamento para crises também é uma parte essencial do plano de RP da empresa. O plano deve incluir todos os possíveis cenários negativos e as respostas apropriadas para cada um. Verifique se os outros membros de sua empresa estão cientes dos procedimentos em caso de crise e faça um teste para detector inconsistências e furos em seu plano.
O planejamento de sua estratégia de RP não só ajudará a gerar novas ideias e oportunidades para você e sua empresa brilharem, como também proporcionará tranquilidade em suas operações diárias. Embora os planos de RP estejam sempre sujeitos a mudanças, o planejamento antecipado permite seguir as metas gerais e manter o foco.
Autor: Rachel Meranus
Fonte: Pensandogrande.com.br
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