Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

13 de maio de 2013

Como realizar sua análise SWOT pessoal




A análise SWOT captura informações sobre os seus pontos fortes e fracos internos, bem como as oportunidades e ameaças externas. A chave para completar a sua análise é tratar a sua carreira como um negócio e você como um produto.

Pontos Fortes

Para ajudá-lo a entender seus pontos fortes, imagine-se como um produto competitivo no mercado. A força pessoal é um trunfo para você como um produto e pode ser usada como uma forma de diferenciar-se dos outros ao entrevistar ou tentar obter a sua próxima promoção. Exemplos de forças: fortes habilidades de gerenciamento de projetos, capacidade de melhorar ou reengenhariar processos, experiência e formação em se apresentar para um grande público, habilidades de vendas bem sucedidas.

Fraquezas
A fraqueza pessoal é uma obrigação ou uma área de oportunidade para o crescimento. Estas são características que você poderia melhorar para aumentar as oportunidades futuras de emprego. Exemplos: fala desconfortável diante de um grande grupo, tendência à procrastinar, pobre ouvinte.

Oportunidades e Ameaças

Ao pensar sobre as suas oportunidades e ameaças, eu sempre acho mais fácil começar com as "ameaças". Tente comparar-se com pessoas que você provavelmente vai competir em um próximo emprego ou promoção. Então, o mais objetivamente possível, julgue suas ameaças e determine as possíveis formas de superá-las. Aqui estão alguns exemplos:


Ameaça: Outros candidatos têm diplomas universitários
Oportunidade: Ir para a escola à noite e terminar meu bacharelado

Ameaça: O colega X é muito melhor em apresentações para um grande público
Oportunidade: Faça uma aula de técnicas de apresentação, busque oportunidades para apresentar na frente de grandes audiências.

O objetivo da análise SWOT pessoal é identificar ações que você pode tomar para melhor atender as exigências do trabalho ou promoção que você está procurando. Comparar seus pontos fortes e fracos para as exigências do trabalho vai identificar as lacunas e ajudá-lo a se preparar para ser o melhor candidato ao cargo que você aspira.

Ao longo da minha carreira, usei essa análise SWOT toda vez em que eu me candidatava a uma vaga de emprego. Passar por este exercício me ajuda a garantir que estou preparado para a entrevista e me deixa pronto para responder a perguntas difíceis de entrevistadores (tais como: "Descreva a sua maior fraqueza"). Também me permite antecipar áreas que podem ser possíveis problemas durante a entrevista.

Então, se você precisa de um pouco de impulso em sua busca de trabalho ou quer aquela promoção, tente usar o exercício pessoal de análise SWOT para aguçar os seus pontos fortes, melhorar os seus pontos fracos, identificar oportunidades de desenvolvimento e neutralizar ou superar suas ameaças.

Curta nossa página no Facebook!

Fonte: Inc, traduzido por Amanda Lisboa

VEJA TAMBÉM:

Saiba como fazer uma Análise SWOT

Como fazer o Marketing Pessoal