8 passos para construir sua marca pessoal
A marca pessoal evoluiu desde que o guru da administração Tom Peters definiu o termo em 1997.
Hoje, sua marca pessoal reflete as informações que estão disponíveis sobre você na web, principalmente nas mídias sociais. Este post explica como criar a sua marca pessoal online, baseado em entrevistas com quatro das pessoas mais inteligentes no negócio de marcas empresariais:
1. Conheça a si mesmo e no que você é bom
Sua marca pessoal reflete quem você é, então você não pode fazer sua marca se você é ignorante sobre si mesmo. Isso não significa egocentrismo, mas sim uma avaliação realista dos seus pontos fortes e fracos, o que você ama fazer, e as habilidades que você já domina ou está trabalhando para dominar.
2. Criar uma marca memorável
Se você tem um nome único, faça desse nome o da sua marca. Caso contrário, crie um nome híbrido de seu nome com a direção de sua carreira. "Você quer que as pessoas te encontrem, e não achem alguém com o nome igual o seu", explica Dan Schawbel, autor do livro Me 2.0: 4 passos para construir o seu futuro. Lembre-se, porém, assim que você colocar direção no nome da usa marca, você estará atrelado a essa direção sempre. (É por isso que o passo 1 é tão importante.)
3. Capture seu território online
Compre o nome de domínio que corresponde a sua marca e garanta a página do Facebook, conta no Twitter, conta Google+ também. Se você achar que a sua marca já é "propriedade" de aguém, crie uma marca diferente. Com o LinkedIn, você vai usar o seu nome verdadeiro, mas coloque a sua marca bem visível no seu perfil.
4. Construa um site para o seu nome de domínio
Isso é mais fácil do que você pensa. Não há nenhuma razão para lutar com um editor de site complicado quando você pode criar um site perfeitamente utilizável usando um produto como o WordPress. (Existem alternativas, mas o WordPress é o padrão).
5. Configure atualização automática
Para reduzir o trabalho inútil de todas as diferentes plataformas de mídia social, há um aplicativo que permite que você publique simultânea para todos eles. Nos últimos meses utilizo a versão gratuita do Hootsuite.com, mas existem muitas alternativas lá fora, ambos gratuitos ou taxados.
6. Compartilhar conteúdo útil frequentemente
Não tente ser um blogueiro em tempo integral. Em vez disso compartilhe "dicas úteis relativas aos produtos que [você] vendem, notícias relevantes e atualizações pessoais que constroem conexões emocionais e transmitam caráter positivo, como um interesse filantrópico", explica Clara Shih, CEO da Hearsay social, escrevendo na Harvard Business revisão.
7. Obtenha feedback de pessoas que você confia
Os conselhos e encorajamento de outros ajudam a manter o "desenvolvimento da marca" nos trilhos. Philip Styrlund, CEO do Grupo Summit, recomenda criar um "conselho de administração" - alguns colegas de confiança que possam avaliar seus esforços e agir como uma caixa de ressonância informal.
8. Seja autêntico, até um pouco arisco
A não ser que você acabe como um louco ou estranho, um pouco de opinião na sua presença online é uma coisa boa, de acordo com Meg Guiseppi, autor do livro 23 maneiras que você sabota seu trabalho. "Não pense que ser autêntico vai afastar as pessoas", explica ela. "Ninguém está interessado em trabalhar com alguém se opinião forte."
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Fonte: INC
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