Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

15 de maio de 2013

4 dicas para fugir dos problemas de infraestrutura




No cotidiano da sua empresa sempre vão acontecer coisas que vão atrapalhar o seu trabalho e diminuir sua produtividade. Pode ser uma queda da internet, falta de luz, ou as vezes até algo mais sério, como um furto ou pane nos equipamentos, mas
a consequência é comum: quando acontecem nós ficamos travados, sem conseguir trabalhar.

Você pode tentar recuperar os danos, mas esse processo pode demorar muito e a dor de cabeça ainda é tremenda. Imagina o trabalho de refazer a sua contabilidade depois de alguém roubar todos os computadores do seu escritório? Ou quando um HD do seu computador queimar? 

Vários problemas vão ser impossíveis de se contornar. Porém, um risco comum é que você fique imaginando todos os problemas possíveis que podem vir de um problema de infraestrutura e acabe só planejando e fazendo controle de risco, em vez de realmente fazer o que tem que ser feito.

Mas não se preocupe! Alguns problemas são bem mais comuns do que outros, então existe uma forma de alcançarmos um meio termo.

Vários problemas vão ser impossíveis de se contornar, mas algumas ações ajudam a controlar esses imprevistos:

Tenha uma forma alternativa de gerenciar as tarefas

Se você criar alguma forma de gerenciar suas atividades para ficar na “reserva”, quando acontecer algo que te impede de se organizar, você já terá uma carta na mão.

Como somos uma empresa de internet, qualquer problema na rede ou energia já é suficiente para quebrar totalmente a rotina de trabalho. Por isso, tenha o hábito de atualizar uma agenda não-digital.

Mantenha backups das informações mais importantes

Estava em uma ligação com uma cliente e ela comentou que entraram no escritório dela e roubaram tudo. Foi surreal tentar imaginar o perrengue que eles estão passando para reorganizar a empresa.

Para controlar os danos de qualquer evento que leve a perda de informações da empresa, é sempre importante listar as informações e documentos mais importantes e fazer um backup delas. Isso pode ser feito através do Dropbox, Google Drive, Pendrive, HD externo… Enfim, o número de recursos para isso é imenso. O melhor é sempre avaliar alguns e decidir qual vai ser o melhor para a sua realidade.

Liste os principais serviços que precisam funcionar e crie alternativas

Algumas empresas têm serviços que nunca podem dar problema. Imagine se uma empresa de hospedagem de websites tivesse um problema e todos os sites que ela hospeda caíssem? Nesses casos é fundamental que você tenha mapeado quais são seus serviços essenciais e criar algumas formas de mantê-los funcionando, mesmo quando houver problema.

O exemplo que mais gosto para isso são os geradores alternativos de luz em um hospital. Afinal, quando se tem centenas de pessoas dependendo de máquinas para sobreviver, não podemos contar com a estabilidade da rede elétrica, certo?

Use uma ferramenta Cloud

Algumas maravilhas da tecnologia sempre permitem que melhoremos a nossa vida. No caso da gestão empresarial, uma das inovações que mais gostei dos últimos anos foi a tecnologia de “dados em nuvem”.

Com ela você não precisa instalar os programas usados na gestão da sua empresa nem armazenar seus arquivos (e-mails, documentos, fotos, vídeos, etc.). Todas as informações ficam nos servidor das empresas e tem a garantia da segurança de protocolos de segurança avançados.

A principal vantagem de tudo isso é que você pode acessar seus dados de qualquer lugar  e não precisa se preocupar com o backup de todos os seus arquivos.

Curta nossa página no Facebook!

Fonte: Saia do lugar, adaptado por Amanda Lisboa

VEJA TAMBÉM:


Calculando os custos de clientes perdidos e giro de funcionários

A localização da sua empresa pode espantar clientes