Otimize suas campanhas de e-mail marketing com duplo opt-in
excepcionais começam com a qualidade da sua base de dados. A próxima pergunta que deve fazer é se você deveria utilizar simples opt-in ou duplo opt-in para aumentar a sua base. A história do simples e duplo opt-in é quantidade versus qualidade.
Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer a diferença entre simples opt-in e duplo opt-in. Simples opt-in é quando um potencial leitor preenche o formulário de inscrição no seu site e clica no botão de inscrição. Esta ação imediatamente o remete à sua lista e permite que o mesmo comece a receber os seus e-mails e comunicações.
Por outro lado, duplo opt-in é quando o leitor preenche o formulário no site e carrega no botão de inscrição. Quando isso é feito, serão direcionados a uma página informando que um e-mail foi enviado para a sua caixa de entrada e será necessário que verifiquem/reconfirmem a sua inscrição. Só depois de eles terem confirmado, ao clicar no link enviado, é que vão começar a receber suas notificações.
A pergunta que somos confrontados regularmente é a seguinte: “se simples opt-in vai gerar definitivamente mais inscritos, então porquê considerar a hipótese de duplo opt-in?”. Bem, estou feliz que perguntou. Por acaso há muitos motivos pelos quais deveria considerar usar duplo opt-in. Depois de efetuar alguma leitura, pesquisa e baseada em experiência pessoal, cheguei à conclusão com as seguintes diferenças que deve considerar na escolha entre simples e duplo opt-in:
Descrição Simples opt-in Duplo opt-in
Grande quantidade de ligações Sim Não
Grande qualidade de ligações Não Sim
Maior taxa de leitura Não Sim
Maior taxa de cliques Não Sim
Menor número de queixas Não Sim
Menor custo por endereço válido Não Sim
Processo de opt-in rápido Sim Não
Boas práticas Não Sim
Escolhas de ISP Não Sim
As informações acima devem ilustrar claramente que o duplo opt-in irá gerar uma qualidade elevada de inscritores/leitores. Na empresa que represento, nós recomendamos sempre duplo opt-in, pois acreditamos que isso se resume às boas práticas.
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FONTE: JORNAL DO EMPREENDEDOR
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