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25 de março de 2013

Otimize suas campanhas de e-mail marketing com duplo opt-in


Se você trabalha com marketing digital provavelmente já deve estar procurando maneiras de como otimizar as suas campanhas de marketing com o intuito de melhorar os seus resultados. E se você não está, deveria. Todas as comunicações de e-mail
excepcionais começam com a qualidade da sua base de dados. A próxima pergunta que deve fazer é se você deveria utilizar simples opt-in ou duplo opt-in para aumentar a sua base. A história do simples e duplo opt-in é quantidade versus qualidade.

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer a diferença entre simples opt-in e duplo opt-in. Simples opt-in é quando um potencial leitor preenche o formulário de inscrição no seu site e clica no botão de inscrição. Esta ação imediatamente o remete à sua lista e permite que o mesmo comece a receber os seus e-mails e comunicações.

Por outro lado, duplo opt-in é quando o leitor preenche o formulário no site e carrega no botão de inscrição. Quando isso é feito, serão direcionados a uma página informando que um e-mail foi enviado para a sua caixa de entrada e será necessário que verifiquem/reconfirmem a sua inscrição. Só depois de eles terem confirmado, ao clicar no link enviado, é que vão começar a receber suas notificações.

A pergunta que somos confrontados regularmente é a seguinte: “se simples opt-in vai gerar definitivamente mais inscritos, então porquê considerar a hipótese de duplo opt-in?”. Bem, estou feliz que perguntou. Por acaso há muitos motivos pelos quais deveria considerar usar duplo opt-in. Depois de efetuar alguma leitura, pesquisa e baseada em experiência pessoal, cheguei à conclusão com as seguintes diferenças que deve considerar na escolha entre simples e duplo opt-in:

Descrição                                  Simples opt-in                       Duplo opt-in
Grande quantidade de ligações     Sim                                      Não
Grande qualidade de ligações   Não                                      Sim
Maior taxa de leitura                   Não                                      Sim
Maior taxa de cliques                  Não                                      Sim
Menor número de queixas            Não                                      Sim
Menor custo por endereço válido   Não                                      Sim
Processo de opt-in rápido            Sim                                      Não
Boas práticas                            Não                                      Sim
Escolhas de ISP                         Não                                      Sim

As informações acima devem ilustrar claramente que o duplo opt-in irá gerar uma qualidade elevada de inscritores/leitores. Na empresa que represento, nós recomendamos sempre duplo opt-in, pois acreditamos que isso se resume às boas práticas.

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FONTE: JORNAL DO EMPREENDEDOR

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