Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

14 de março de 2013

5 práticas simples para estimular sua criatividade



Ser criativo muitas vezes parece ser algo extremamente difícil, somente possível para quem nasceu com o dom. Mas é justamente o contrário. Como quase tudo na vida, é uma questão de treino.

Atualmente,
em qualquer profissão, se o profissional
não for criativo, ele é mediano. Sem inovação e criatividade, a maior parte das empresas não passam de pequenos negócios.

Mas então, o que fazer para ser mais criativo? Vamos refletir?

Vejamos cinco dicas:

1. Seja positivo: segundo o estudo “The Progress Principle: Using Small Wins to Ignite Joy, Engagemente and Criativity at Work”, existe uma conexão definitiva entre as emoções positivas e a criatividade. Os participantes do estudo apresentaram 50% de aumento nas ideias criativas nos dias em que reportaram humor positivo. Ou seja, quanto mais positividade uma pessoa apresenta no seu humor, mais criativo será o seu pensamento ao longo do dia.

2. Não faça brainstorms: embora trabalhar em grupo possa render boas ideias, a pesquisa “Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking” mostrou que as pessoas produzem mais quando estão por conta própria do que quando precisam trabalhar em grupo. Além disso, o estudo mostrou que elas produzem ideias com qualidade mais alta trabalhando individualmente.

3. Tome um banho ao acordar: a pesquisa “Imagine: How Creativity Works” aponta que quando a mente está relaxada é mais fácil dirigir o centro das atenções para dentro, para o fluxo de associações remotas que emanam do hemisfério direito do cérebro. O banho, por seu poder de relaxar os músculos, acelera esse processo. Por isso é tão comum ter insights criativos durante os banhos quentes.

4. Faça algo habitual: de acordo com pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, fazer algo com o que você já está acostumado, como caminhar, tirar um cochilo ou mesmo lavar a louça, permite que você acesse, de maneira inconsciente, as informações periféricas que o seu cérebro não consegue acessar durante um estado intenso de foco.

5. Não tente se organizar: a pesquisa “Imagine: How Criativity Works” mostrou também que um dos melhores momentos para insights criativos é o primeiro da manhã, logo que você acaba de acordar. Isso acontece porque o cérebro sonolento é desorganizado, aberto a todos os tipos de ideias não convencionais.

Você já experimentou buscar a criatividade livre no seu trabalho? 

- Será que aquele funcionário não pode ser utilizado em outra tarefa?

- Será que os documentos sempre tem que obedecer a mesma ordem no seu escritório?

- Será que a melhor forma de reter talentos está dentro do meu negócio?

Vale a pena pensar no seu escritório, nas pessoas que lá trabalham, nos porquês que as coisas acontecem. Não é porque sempre funcionou que vai continuar funcionando ou esta é a melhor forma de fazer.

Use e abuse da sua criatividade. Como disse Albert Einstein: “A criatividade é a inteligência se divertindo”.

Sua mente pode surpreender você. Use-a sem restrições!

Curta nossa página no Facebook e receba nossas novidades!

FONTE: GESTAO.ADV.BR, adaptado por Amanda Lisboa

VEJA TAMBÉM:

Induza seu cérebro à inovação