Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

10 de janeiro de 2012

Exercícios para a inovação


Todo empreendedor ou empresário já bem estabelecido no mercado passa, mais cedo ou mais tarde, por aquele momento de saturação onde se vê num beco sem saída. A única solução: inovar. Mas como se a criatividade não é uma de suas principais habilidades?


Ter uma boa ideia (e viável!) que valha o investimento e o risco é um tanto quanto difícil não apenas para você, mas para a grande maioria das pessoas, afinal de contas, se assim fosse, teríamos uma infinidade de produtos e serviços disruptivos sendo lançados diariamente, não é mesmo?


Porém, existem algumas estratégias que podem facilitar a inovação na sua empresa. Neste artigo publicado pela Bnet, o autor sugere imaginar algumas situações onde você se vê obrigado a mudar. Nada melhor que a necessidade para acabar com o comodismo e botar a cabeça pra pensar, certo?


Veja algumas situações que podem servir como inspiração, imagine-se nestas situações e crie alternativas para resolver os problemas encontrados:


Sem grana: claro que uma boa quantia em dinheiro sempre é bom, mas e se, de repente, você se visse completamente sem grana, o que faria? Às vezes, o quesito financeiro pode esconder boas oportunidades para viabilizar um processo de maneira diferente e ainda poupar uma grana.


Uma tragédia: imagine que a pior coisa que poderia ter acontecido se concretizou, e agora? E se você perdesse seu melhor cliente? Ou, então, um grande player do mercado se torne seu competidor direto?


O jogo do “por que?”: lembra-se quando você enchia seus pais com perguntas seguidas até que eles não soubessem mais como responder? É mais ou menos assim que funciona esse conceito. Para ver se vale a pena insistir em uma nova ideia, pergunte-se “por que” (a você mesmo) deve implementá-la. E a cada resposta, questione-se novamente. Quanto mais respostas convincentes, melhor.


Soluções instantâneas: a velocidade com que precisa decidir as coisas pode ser um ótimo aliado para quem quer inovar. Que tal imaginar uma situação em que você precisa bolar uma saída em cinco minutos? O que você faria, por exemplo, se o seu sistema de distribuição desse uma pane? De exercícios assim podem sair ótimas soluções imaginando várias saídas em cenários adversos. Vai que um dia você passe por isso…


Autor: Alexandre Finelli
Fonte: resultson.com.br

Veja também:

Quatro passos para transformar problemas em inovação