Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

15 de fevereiro de 2013

Top 10 livros para empreendedores






Com a ajuda dos professores Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, e Bento Costa Filho, do curso de Gestão de Negócios do Ibmec/DF, selecionamos dez sugestões de livros para empreendedores. Eles podem ajudar a
engajar mais os funcionários, ter ideias inovadoras, desenvolver o plano adequado para o seu negócio e buscar inspiração. 


A Arte de Imitar: Seis passos para inovar em seus negócios copiando as ideias dos outros, David Kord Murray e Leonardo Abramowicz 

Para o autor, criatividade é uma capacidade que os empreendedores podem desenvolver. “David Murray desmistifica a genialidade dos grandes inovadores, de Steve Jobs a Charles Darwin, de Henry Ford a Isaac Newton com uma explicação muito simples: tudo que existe de inovação no mundo foi copiado”, explica Nakagawa. 


R$36 

Criação de Novos Negócios: empreendedorismo para o século XXI, de José Carlos Assis Dornelas, Stephen Spinelli e Jeffry Timmons 

Este livro fala sobre o processo de fundação de uma nova empresa. É ideal para quem está começando a pesquisar o tema. “Este é um livro mais completo no qual José Dornelas, em parceria com os professores da Babson College, abordam o empreendedorismo e a criação de novos negócios de forma aprofundada”, diz Filho.

R$ 140 

DNA do Inovador: dominando as 5 habilidades dos inovadores e ruptura, de Clayton M. Christensen, Jeff Dyer e Hal Gregersen 

Com base em entrevistas de empresários de negócios inovadores como Apple e Google, os autores desenvolveram uma análise do comportamento que pode servir de inspiração aos empreendedores. No livro, eles apresentam cinco habilidades em comum entre figuras como Steve Jobs, Jeff Bezos e Latty Page. 

R$ 62 

Empreendedores Extraordinários: 25 celebridades do empreendedorismo moderno e suas façanhas, de John A. Byrne 

O livro propõe aprender com o relato e as experiências de outros empreendedores trazendo as histórias e os conselhos de 25 grandes empresários, como Steve Jobs, Eike Batista e Mark Zuckerberg. “Neste livro, John Byrne, ex-editor da BusinessWeek, apresenta várias lições que podem servir como inspiração para empreendedores e executivos brasileiros”, conta Nakagawa. 

R$ 45 

Empreendedorismo na Veia: um aprendizado constante, de Rogério Cher 

Publicado em parceria com o Sebrae, este título traz dicas para empreender e se diferenciar no mercado. “Em linguagem coloquial, o autor aborda diversos aspectos referentes ao empreendedorismo, explorando temas como criatividade, inovação e competitividade”, diz o professor do Ibmec/DF. 

R$ 43 

Oficina do Empreendedor, de Fernando Dolabela 

Do mesmo autor de “O Segredo de Luisa”, este livro fala sobre os passos desde a ideia de um negócio até a abertura. “Ao mesmo tempo em que aborda questões conceituais em linguagem contagiante, apresenta as ferramentas necessárias para a construção do plano de negócios“, opina Filho.

R$ 30 

Plano de negócios: Estratégia para micro e pequenas empresas, de Antonio Batocchio e Luiz Biagio 

Este livro ajuda quem está pensando em começar a empreender e precisa de um bom plano de negócios. “Explora o plano de negócios em todos os seus aspectos em linguagem clara e acessível, abordando desde o planejamento estratégico, análise de mercado, planos operacionais e de marketing até o planejamento financeiro”, diz Filho. 

R$ 45 

Plano de negócios: seu guia definitivo, de José Dornelas 

O livro do especialista em empreendedorismo funciona como um guia para quem quer elaborar um plano de negócios. “É para quem precisa fazer um plano rapidamente e não tem tempo para conhecer toda a teoria que está por trás do planejamento empresarial”, diz Filho.

R$ 31 

Satisfação Garantida: No caminho do lucro e da paixão, de Tony Hsieh O livro conta a história de Tony Hsieh e a construção da Zappos, uma empresa bilionária de vendas de sapatos online. “Mostra suas angústias, dilemas e como teve as ideias simples que colocaram a Zappos.com como uma das melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos. Qualquer empresa pode aprender com as lições de Tony”, diz Nakagawa.

R$ 23 

O Verdadeiro Poder: Práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários, de Vicente Falconi Vicente Falconi 

É um dos principais especialistas em gestão do país. Neste título, ele fala sobre os pontos mais importantes para uma empresa crescer. “Não é um livro, mas uma consultoria para gestores que querem uma empresa que funciona. De um jeito simples e objetivo, Vicente Falconi explica o que um gestor precisa fazer para ter sua empresa em suas mãos”, afirma Nakagawa. 

R$ 25 

FONTE: EXAME PME 

VEJA TAMBÉM: 

Paixão e negócios: dá para juntar os dois?