Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

24 de outubro de 2012

O segredo das grandes ideias



No mundo empreendedor existe o famoso mito do momento “Eureka!”. Esse é o momento em que o empreendedor tem uma ideia genial e de uma hora pra outra constrói sua empresa, assim como um maravilhoso ser mitológico que emerge majestosamente do oceano, reluzente, poderoso e o mais importante, inexistente na vida real.

Na realidade, os momentos “Eureka!” existem sim. A grande questão é: da concepção da ideia inicial até ter uma empresa lucrativa e auto-sustentável, o empreendedor precisa comer muito feijão com arroz.

Um produto/serviço é um somatório de ideias
A inovação acontece quando uma série de ideais e palpites se acumulam e formam um produto ou serviço que pode ser utilizado por alguém.

A iniciativa de ter uma ideia é fundamental, mas você é recompensado pelo que faz até o fim, não pelo que você começa. A ideia é só o começo.

A história valoriza quem tira ideias do papel
Segundo um estudos, em média, 12 pessoas no mundo tem ideias similares sobre um novo produto ou serviço. O que diferencia a vencedora das outras 11 é a capacidade de colocar essa ideia em prática.

Um exemplo sensacional é o telefone. Innocenzo Manzetti criou o primeiro telefone funcional e Elisha Gray foi o primeiro a patentear o invento. Porém, quem ganhou fama, dinheiro e o nome escrito na história foi Alexander Graham Bell, que decidiu gastar seu tempo distribuindo o produto por aí ao invés de ficar meramente falando que tinha uma ideia genial.

Tirar uma ideia do papel não é tão fácil assim
Quando temos uma ideia considerada genial, é normal pensar algo como “Tive uma ideia genial! Trilhões de pessoas vão bater na minha porta querendo esse produto! Semana que vem estarei na capa de todos os jornais e revistas!”. Depois, começamos a ler sobre empreendedores mais experientes e todos falam “Vai com calma meu querido, não é tão fácil assim. Leva tempo até o produto ficar pronto e o mercado adotar sua inovação”.

A primeira reação ao ler algo do tipo é “Ah, eu sei que ele fala isso, mas minha ideia é tão genial que vai ser diferente!”. Depois de um tempo você acaba vendo que realmente, não era tão fácil assim. Nunca é, vai por mim.

Conclusão: Ideias razoáveis bem executadas valem mais do que ideias geniais no papel. É comum o empreendedor iniciante achar que uma ideia muda o mundo. Porém, é essencial saber que para uma ideia mudar o mundo, ela precisa de uma equipe para transformá-la em produto, capital para financiar seu desenvolvimento, uma rede de contatos para colocá-la no mercado e muito trabalho. Muito mesmo.

Fonte: saiadolugar.com.br

Veja também: 


Por que suas ideias não estão dando certo



Induza seu cérebro à inovação