Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

18 de janeiro de 2013

Como verdadeiros líderes aproveitam eventos sociais



Os melhores líderes usam eventos sociais como oportunidades para fortalecer as relações com os colegas, fazem os tímidos participarem, e expressar sua apreciação.

Quantas vezes você se vai à eventos sociais de sua empresa, de outra empresa,
ou simplesmente na festa de um amigo, onde você encontra um monte de colegas e clientes? Você pode ver esses eventos como tarefas que precisam ser passadas, ou chances de fazer piadas e pegar umas cervejas de graça, mas você irá mais longe, e mais rápido, se você tratá-los como oportunidades para reforçar seu papel de liderança e sua reputação no mercado.

Esse conselho vem de Michael Crom, chief learning officer, na Dale Carnegie Treinamento. "Você pode assumir um papel de liderança e o espírito da ocasião ao mesmo tempo", diz ele.

Veja como os melhores líderes lidam com eventos sociais:

1. Eles pesquisam quem vai estar lá

Se você não conhece quem são os presentes e, especialmente, se vai algum possível cliente, "trate como um evento de networking, para fazer contatos", aconselha Crom. "Saiba mais sobre a organização e a indústria que ela participa. Visite o site deles. Quem são as pessoas-chave que podem estar lá, e quem poderia lhe apresentar? Gosto muito de usar o LinkedIn pra isso. Olho para a lista de contatos ou a lista de amigos no Facebook e vejo quem eles conhecem que eu poderia querer conhecer. "

2. Eles falam com todo mundo, mesmo que brevemente

"Tente se manter otimista em todas as conversas", diz Crom. Você não quer deixar ninguém desconfortável, então pule discussões sobre política, religião ou piadas de mau gosto, ele aconselha. Em vez disso, "Dê uma apreciação honesta e sincera", diz Crom. Poderia ser algo tão simples como agradecer a todos os funcionários por seus esforços, ou aos clientes pela oportunidade de negócios.

3. Eles engajam os tímidos

"Em praticamente todas as festas há pessoas que são introvertidos", observa Crom. Então, crie um tópico para iniciar uma conversa com esses solitários. "Pergunte-lhes sobre eles mesmos; faça-os falar, e seja um bom ouvinte", diz Crom. Procure tópicos que possam ter em comum, ou pergunte sobre a infância da pessoa ou primeiro emprego. "Eles vão gostar de falar sobre algo", diz Crom. "E você vai conhecer muito melhor algumas das pessoas com quem trabalha."

FONTE: INC / Traduzido por Amanda Lisboa

Veja também:

Como fazer o meu Networking