Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

4 de janeiro de 2013

A mágica de se fazer uma coisa de cada vez



Por que de 25% a 50% dos trabalhadores relatam se sentir em sobrecarregados e cansados? Não é apenas o número de horas que trabalhamos, mas também o fato de gastarmos muitas horas fazendo malabarismo, tentando fazer tudo ao mesmo tempo.

O que
nós perdemos, acima de tudo, são pontos de parada, linhas de acabamento e fronteiras. A tecnologia os tornou um blur, onde quer que vamos, o nosso trabalho nos segue em nossos dispositivos digitais, sempre insistente e intrusivo. Diga a verdade: Você responde e-mails durante uma conferência online ou uma ligação? Você traz o seu laptop para reuniões e depois finge que está tomando notas enquanto navega na internet? Você almoça em sua mesade trabalho? Você faz ligações enquanto dirige, e até mesmo enviar aquelas mensagens de texto ocasionais?

O maior custo, supondo que você não bata o carro, é a sua produtividade. É uma simples conseqüência de dividir a sua atenção - você está parcialmente envolvido em várias atividades, mas raramente totalmente engajado em uma. Quando você muda de uma tarefa para outra, o tempo de conclusão dessa tarefa aumenta 25%.

Mas, o mais insidioso, é que se você está sempre fazendo alguma coisa, você está inexoravelmente queimando todo seu reservatório de energia disponível.
Sei disso por experiência própria. Sou escritor, e escrevo duas a três vezes mais rápido sem interrupções. Somente depois de um determinado período de tempo faço uma pausa – o melhor jeito de conseguir energia rápida.


Se você é um gerente, aqui estão três políticas que valem a pena serem promovidas:


1. Mantenha a disciplina em reuniões. Agende reuniões de 45 minutos, em vez de uma hora ou mais, assim os participantes permanecerão focados e terão tempo de refletir sobre o que foi discutido depois. Comece e termine a reunião em um tempo preciso e determinado. E exija que todos os celulares sejam desligados.

2. Pare de exigir respostas imediatas durante o dia. Isso obriga as pessoas a desviarem a atenção e as confunde na definição do que é prioridade. Se é urgente, chame-as, mas isso não pode acontecer sempre.

3. Incentive a renovação.  Estimule sua equipe a fazer pausas. Ofereça locais de descanso – isso faz com que cada um determine seu limite; crie aulas de massagem ou uma sala de descanso.


Considere estes três comportamentos para si mesmo:


1. Faça o que há de mais importante pela manhã, de preferência sem interrupção durante uns 90 minutos, e se limite no tempo determinado. Se possível, trabalhe em um espaço privado (ou com som fones de ouvido). Finalmente, resista a qualquer impulso de distração, saiba que você tem um ponto de parada designado. Quando seu tempo acabar, tire 10 minutos de descanso.

2. Estabeleça horários regulares para pensar estrategicamente e se planejar. Se você não tem esse hábito, constantemente vai sucumbir à tirania do urgente. Além disso, encontre um ambiente diferente para fazer esta atividade - de preferência um lugar descontraído e confortável para se pensar ‘fora da caixa’.

3. Tire férias de verdade e regularmente. De verdade significa que quando você está fora, você está realmente desligado do trabalho. Regular significa várias vezes ao ano, mesmo que apenas dois ou três dias adicionados a um fim de semana. As pesquisas sugerem que você voltará mais saudável e produtivo se utilizar todo o seu tempo de férias.

Um único princípio está no cerne de todas essas sugestões: Se engaje totalmente ao que está fazendo por determinado tempo. E depois que tiver seu descanso, retornará novo e inspirado. Pare de viver sua vida na zona cinza.

Fonte: Harvard Business School

Veja Também:

As melhores maneiras de dizer não