Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

28 de dezembro de 2012

Como acordar mais cedo e produzir mais




Acordar cedo pode ser a forma de você conseguir mais tempo para si, para a família, para estar apto a conseguir um emprego melhor (só que mais longe), para fazer um bom curso, exercícios ou de outra forma adaptar-se às demandas de uma agenda na qual cada vez mais compromissos precisam caber em uma fatia de tempo que nunca se expande.

A sabedoria popular atribui grande vantagem a quem cedo madruga, e não é difícil perceber que acordar cedo é uma forma de estar em melhores condições para dar conta dos compromissos que ocorrem no famoso ''horário comercial''.

Mas acordar mais cedo do que se deseja, ou do que se está habituado, pode ser um grande sacrifício. É comum ver a afirmação que começar a mudar este hábito demora de 3 a 4 semanas (e são semanas especialmente custosas) até que todos os mecanismos do sono comecem a se reposicionar para um novo horário.

Como em toda mudança, algumas técnicas e dicas podem te ajudar a manter a motivação e a não sofrer mais do que o inevitável. Vamos a elas:

1. Foco no objetivo, e não na tarefa

Acordar mais cedo é algo que se faz por uma razão: poder estudar de manhã, estar apto a manter um emprego, adaptar-se melhor ao trânsito ou à rotina familiar, ter mais tempo disponível durante o horário comercial, não ter de sair às pressas, etc.

Mantenha o foco nesse objetivo, e no que o leva a buscá-lo (seja um desejo ou uma obrigação). Abrir mão do sacrifício de acordar cedo é mais fácil do que abrir mão de um objetivo desejado ou necessário: não inverta causa e consequência, e mantenha-se firme na busca do que você quer e precisa, mesmo ao custo de sair todos os dias prematuramente do conforto e do ócio da sua cama.

2. Não se renda à preguiça após levantar

Mesmo nos primeiros dias da mudança de hábito, quando for mais difícil se manter produtivo nas primeiras horas da manhã, não se entregue!

Render-se ao sono (ou à preguiça) depois de já ter conseguido levantar e iniciar seu dia é uma forma sutil de sabotar este plano. Comece por tarefas mais simples ou pelas mais agitadas e motivadoras, e prossiga até estar no seu nível normal de atenção.

3. Durma melhor

Se você precisa começar a acordar mais cedo, o ideal é que também durma igualmente mais cedo, ao menos durante as semanas de adaptação. Depois da adaptação pode-se começar a trabalhar a ideia de voltar a dormir um pouco mais tarde, até encontrar um limite saudável e prático.

Mas, cedo ou tarde, para acordar cedo é essencial que você durma o melhor possível. Para isso, deve-se  reduzir o consumo de estimulantes, abrir mão de parte do horário noturno  e antecipar ou reduzir as tarefas que você normalmente faz à noite, etc.

Dica de ouro: Coloque um relógio para despertar 40 minutos antes da hora em que você deseja dormir. O despertador irá te lembrar que está quase na hora de dormir, e ainda haverá tempo para terminar qualquer tarefa que esteja sendo realizada.

4. Antecipe as desculpas e as respostas

Na hora em que o despertador toca, uma série de desculpas passarão pela sua mente: “não estou em condições”, “repousar é saudável”, “está tão frio”, etc. Resistir pode ser mais fácil se você antecipá-las. Pense nas desculpas, e nas respostas racionais a elas, já na hora de dormir – e prepare-se um pouco melhor para vencê-las na hora de acordar.

5. Pule da cama no primeiro toque

Colocar o despertador para tocar antes da hora e aí ficar “negociando” com o botão Soneca é um jogo perigoso, que só deve ser jogado por aqueles para quem acordar cedo é opcional.

Se você estiver formando o hábito de acordar cedo, coloque o despertador para o horário em que precisa levantar (de preferência fora do seu alcance, para evitar a tentação e o risco) e abandone completamente qualquer plano de apelar para os potencialmente desastrosos “só mais 5 minutinhos”.

E se você está entre aqueles que acreditam que “precisam de um tempo” para sair da cama, uma alternativa muito mais agradável é usar 2 despertadores: um mais suave e próximo da cama, para marcar o horário em que começa o tal “tempo”, e outro mais estridente e fora do alcance, para marcar o momento em que é mesmo necessário levantar.

6. Defina uma recompensa

Se você está tentando acordar mais cedo para poder cumprir alguma obrigação (trabalho, escola, reuniões, etc.), vale a pena se dar recompensas, de preferência as que possam ser usufruídas no momento de acordar: deixar pré-preparado na noite anterior um café da manhã mais caprichado, permitir-se um banho um pouco mais relaxante, etc.

Uma alternativa, caso seja compatível com as suas condições, é definir um prazo para comprar ou contratar algum recurso que tornará mais agradáveis e eficientes as suas manhãs: uma boa cafeteira, o smartphone para rever a agenda e ler notícias enquanto se desloca, um fone de ouvido com isolamento acústico para o metrô, um ar condicionado para o carro, etc.

7. Facilite a rotina matinal

Algumas tarefas matinais são inevitáveis e impossíveis de adiantar. Mas outras podem ser feitas na noite anterior, de forma mais rápida e eficiente do que quando você ainda está lento e de olhos entreabertos.

É o caso de escolher e separar as roupas que irá usar no dia, preparar o que vai na mochila ou bolsa, a carteira, os arquivos que vai precisar levar consigo, etc.

Também vale deixar em um mesmo lugar todos os objetos necessários para sair de casa: o celular carregando, a carteira, relógio, chaves, guarda-chuva, mochila, documentos, contas a pagar, etc.

Deixar uma trilha sonora já preparada para o momento de acordar também pode ajudar – escolha músicas agitadas o suficiente para tirá-lo da letargia, mas cuidado para não repetir as mesmas todos os dias, senão logo você vai associá-las a este momento tão indesejado.

Se algum tipo de consumo de informação (seja em sites, leitura de jornais, TV, revisão da agenda) fizer parte da sua rotina doméstica matinal, vale a pena estudar a possibilidade de substitui-los total ou parcialmente por algo que possa ser feito durante os deslocamentos da manhã: invista em um smartphone ou escute as notícias no rádio do carro.

Abordando o assunto de uma forma bem humorada, abaixo há o vídeo do japonês que é desafiado a sair de casa em 5 minutos. Assista!



Note que o vídeo é cômico, mas tem algumas dicas boas: definitivamente quero aprender a fazer o nó de gravata da forma demonstrada (no final, após o fim dos 5 minutos, eles mostram de forma detalhada), e achei genial a forma de abotoar o colarinho com ajuda de um alfinete de segurança para puxar o botão. Quanto à técnica de vestir as calças sem usar as mãos enquanto escova os dentes, e a de preparar o pão e o café, eu passo!

Fonte: Efetividade, adaptado por Amanda Lisboa

Veja também:

Ser chefe faz bem pra saúde