Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

9 de novembro de 2012

Ser chefe faz bem pra saúde

Boa notícia para empreendedores e aspirantes: Os líderes são menos estressados do que as pessoas em outras funções. E mais saudáveis. Foi o que concluiu uma pesquisa feita pela Universidade Harvard (EUA),
publicada online pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences e destacada nesta semana no site do jornal Washington Post.  

Como observou o coordenador da pesquisa, Gary Sherman, a conclusão vai contra o senso comum, que atribui aos chefes a figura de um workaholic nervoso e propenso a doenças coronárias.


O estudo não leva à dedução automática de que ser líder é um caminho para relaxar a tensão. É possível, segundo os pesquisadores, que a ordem dos fatores seja oposta: pessoas naturalmente mais calmas teriam maior facilidade para chegar a posições de liderança. Mesmo assim, para Sherman, a pesquisa indica que o empenho em conquistar cargos de chefia e obter um bom nível de autocontrole ajuda a criar uma barreira contra o estresse.

O estudo, anunciado como “o maior no gênero”, conduziu entrevistas com 148 líderes e 65 não-líderes e mediu seus níveis de cortisol (hormônio ligado à ansiedade). Os líderes estavam, naquele momento, frequentando um curso (de liderança, claro) em Harvard e muitos, além de cargos empresariais, tinham também cargos no governo.

Outras conclusões da pesquisa foram que os líderes tendem a ser do sexo masculino e ter hábitos saudáveis: mais exercícios físicos e menos tabaco. Também consomem muito café e têm o hábito de acordar mais cedo que os “demais” (6 horas da manhã versus 7 e meia). E estão 27% abaixo na escala de cortisol.

Um experimento paralelo concluiu que quanto mais alto o cargo de liderança, menos estresse afeta seu ocupante. A explicação geral dada por psicólogos para esses resultados é que um senso de autocontrole fortalecido é a grande arma contra o estresse, porque gera a capacidade de prever os acontecimentos e se preparar para eles.

E você, chefe, concorda?


Fonte: Papo de Empreendedor