Vendedor, diga não ao desconto
![]() 
Ao
 contrário do que parece óbvio, dar desconto não garante o fechamento. 
Pode, inclusive, atrapalhar a venda. Acredite, o cliente não precisa 
disso para fechar o negócio. O que ele busca, de fato, é a certeza de 
que está fazendo o melhor, como se fosse um check list.  
Todos
 nós temos um comportamento semelhante em relação ao processo de tomada 
de decisão, dividido em três partes, e este é o segredo do jogo. 
Primeiramente, ativamos uma necessidade e passamos a buscar uma solução 
para satisfazê-la. Depois, em um segundo momento, a assumimos, ou a 
ativamos, e admitimos ter um problema para ser resolvido. Logo, 
começamos a buscar incessantemente uma solução.  
Na
 terceira fase, já sabemos tudo sobre aquele produto ou serviço e 
estamos prontos para comprar a ideia. Essa é a hora na qual só nos 
preocupamos com duas coisas: o preço e o risco. É por isso que o cliente
 fica repassando todos os pontos tratados durante a exposição do produto
 e serviço, como se estivesse com medo de ter esquecido algo e se 
decepcionar, ou ainda, encontrar algo melhor depois.  
No
 processo cognitivo da tomada de decisão (MNCA – modelo de negociação 
por cognição acompanhada), na terceira ou última frase, a sensação do 
risco que uma decisão representa é a variável que mais pesa ou incomoda o
 cliente. Por esse motivo, o preço é a última ferramenta de negociação.  
Ser
 um bom vendedor não é ceder sempre. Lembre-se que é preciso mostrar 
segurança e, por isso, você não deve titubear nas respostas. No entanto,
 é importante aprender a dizer pelo menos quatro "nãos". São eles: 
1 – Não é possível mexermos nesse preço; 
2 – Não, esse é o preço justo para remunerar o valor de nosso produto; 
3 - Não tenho como mexer no preço sem tirar parte do que estou lhe oferecendo; 
4 – Não tenho como diminuir o preço, quero que fique seguro de que está fazendo o melhor negócio.  
O
 cliente pode, sim, ter uma oferta que ele julgue ser de valor similar e
 estar, de fato comparando preço. Isso ocorre quando ele não fecha após o
 quarto não. Nessa hora você deve recuar e, no lugar de dar um desconto,
 que pode gerar insegurança e levá-lo a fazer novas comparações, busque 
aumentar o valor de sua oferta por meio da diferenciação do produto que 
está oferecendo. 
Enxergue o processo como a ação de torcer um pano 
molhado: se cair uma gotinha, você torce novamente até ter a certeza de 
que ele está seco. É isso que os compradores fazem, naturalmente, com os
 vendedores no processo de compra. Portanto, fique atento quando 
estiverem “te torcendo” em uma negociação e bons negócios! 
Fonte: Varejista 
Veja também: 
 | 






0 comentários:
Postar um comentário