Vendedor, diga não ao desconto
Ao
contrário do que parece óbvio, dar desconto não garante o fechamento.
Pode, inclusive, atrapalhar a venda. Acredite, o cliente não precisa
disso para fechar o negócio. O que ele busca, de fato, é a certeza de
que está fazendo o melhor, como se fosse um check list.
Todos
nós temos um comportamento semelhante em relação ao processo de tomada
de decisão, dividido em três partes, e este é o segredo do jogo.
Primeiramente, ativamos uma necessidade e passamos a buscar uma solução
para satisfazê-la. Depois, em um segundo momento, a assumimos, ou a
ativamos, e admitimos ter um problema para ser resolvido. Logo,
começamos a buscar incessantemente uma solução.
Na
terceira fase, já sabemos tudo sobre aquele produto ou serviço e
estamos prontos para comprar a ideia. Essa é a hora na qual só nos
preocupamos com duas coisas: o preço e o risco. É por isso que o cliente
fica repassando todos os pontos tratados durante a exposição do produto
e serviço, como se estivesse com medo de ter esquecido algo e se
decepcionar, ou ainda, encontrar algo melhor depois.
No
processo cognitivo da tomada de decisão (MNCA – modelo de negociação
por cognição acompanhada), na terceira ou última frase, a sensação do
risco que uma decisão representa é a variável que mais pesa ou incomoda o
cliente. Por esse motivo, o preço é a última ferramenta de negociação.
Ser
um bom vendedor não é ceder sempre. Lembre-se que é preciso mostrar
segurança e, por isso, você não deve titubear nas respostas. No entanto,
é importante aprender a dizer pelo menos quatro "nãos". São eles:
1 – Não é possível mexermos nesse preço;
2 – Não, esse é o preço justo para remunerar o valor de nosso produto;
3 - Não tenho como mexer no preço sem tirar parte do que estou lhe oferecendo;
4 – Não tenho como diminuir o preço, quero que fique seguro de que está fazendo o melhor negócio.
O
cliente pode, sim, ter uma oferta que ele julgue ser de valor similar e
estar, de fato comparando preço. Isso ocorre quando ele não fecha após o
quarto não. Nessa hora você deve recuar e, no lugar de dar um desconto,
que pode gerar insegurança e levá-lo a fazer novas comparações, busque
aumentar o valor de sua oferta por meio da diferenciação do produto que
está oferecendo.
Enxergue o processo como a ação de torcer um pano
molhado: se cair uma gotinha, você torce novamente até ter a certeza de
que ele está seco. É isso que os compradores fazem, naturalmente, com os
vendedores no processo de compra. Portanto, fique atento quando
estiverem “te torcendo” em uma negociação e bons negócios!
Fonte: Varejista
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